Um inusitado presente...Uma crônica sobre o meu passado familiar.

Após doze anos sem vê-la, recebi em 26 de agosto a visita de minha prima Vera Lúcia Lobato que, acompanhada do marido, ofereceu-me gratificantes e emocionantes momentos de alegrias e saudades, relembrando-me de fatos vividos juntos a entes queridos que, em sua maioria, já se encontram no plano superior. No decorrer de nosso encontro eram constantes as lágrimas sem que, entretanto, não houvesse também sorrisos de euforia em razão de recordações felizes, confortando os corações de todos.

Então, surpreendentemente, a prima Vera entregou-me uma folha de caderno escrita, dizendo-me:

_ Meu querido primo, eu redigi algo relacionado com a nossa abençoada família e estou lhe presenteando, pois sei que você valoriza e, por certo, gostará de ler. À medida que eu sorvia cada texto, os meus olhos brilhavam e o coração batia mais forte, tal a emoção que de mim se apoderou.

Com a finalidade de deixar registrado o contexto do magnífico presente, transcrevo, em sua íntegra, o teor da crônica em causa.

Momentos inesquecíveis...

Vera Lúcia Lobato da Silva.

O que se passa na cabeça de um velho, que o faz sobreviver?

_ Amor!...Momentos bons, vividos por nós, que guardamos para relembrar na velhice! E nos ajudar a viver e vencê-la.

Não me esqueço daquele senhor, franzino e garboso, cabelos branquinhos como a neve, além disso, ele era gentil, amoroso e inteligente. Amigo de todos! Um exemplo a ser seguido! Marcelino!

E, aquela senhora, minha tia, que nos recebia com alegria, sorrisos e carinho. Mulher guerreira, uma matriarca de nome Cecy, sempre afável, paciente e sorridente. Eu quero me espelhar nela!

E os onze meninos; Demarcy, Corintho, Cydemar, Heyder, Heydmar José (Zezinho), Luiz Humberto ( Pituca), Licínio Miguel, Heydir, Silvestre, Francisco Carlos e João Jorge (Luca).

O comandante do time era o Demarcy. Quanta responsabilidade!

Sonhador! Adorável, resiliente, o nosso Pelé!

Corria atrás de seus sonhos, sem atropelar ninguém.

Sempre abriu espaço para os outros fazerem gols, para todos os demais!

Uma família adorável! Conduzida por pessoas lindas que não me esqueço jamais!

Hoje, cada qual tomou o seu caminho e o meu ídolo maior, formou outro time, no qual, a Lêda, de uma dedicação incrível, tão doadora substituiu a minha adorável Cecy.

Celebração a eles; Valéria, Paulo, Gabriela, Ricardo, Deise, Diego, Nathaly, Rodrigo e um futuro chutador; Arthur.

Obrigada a estes campeões olímpicos, que me ajudam nas lembranças, a viver!

Bastante emocionado, agradeço a DEUS por mais esta sensação de apego à vida que me foi proporcionada pelo carinho afetivo de minha prima Verinha, para quem desejo votos de eterna felicidade. Até o final de meus dias serei grato a ela por ter amado minha saudosa e querida mãe Cecy de Freitas Lobato e a meu tio Marcelino ( irmão de minha mãe), apesar de ambos não terem o seu sangue, uma vez que ela é prima por parte do meu pai.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 27/08/2008
Reeditado em 31/08/2008
Código do texto: T1149074
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.