ESTADO TERMINAL

Certa vez fui visitar uma tia minha em um hospital e, como tenho o hábito de visitar sempre também as pessoas dos apartamentos próximos ao visitado, quando surge a oportunidade, entrei em um apartamento próximo naquela ocasião e, deparei-me com a seguinte cena: uma mulher estava ali gemendo de dor, era pele e osso, a sonda não podia ser colocada em nenhum lugar do seu corpo, que estava totalmente comido pelo câncer, obrigando-a a fazer as suas necessidades fisiológicas alí mesmo naquela cama.

Para que eu pudesse permenecer alí, contemplando a dura realidade da vida, precisei prender a respiração por algum tempo, porque o fedor era insuportável.

Fiquei imaginando em quem seria aquela mulher. Como foi o seu passado e o relacionamento com a família e as pessoas? Será que ela possuía recursos que foram gastos com a doença? Será que não possuía família e nem recursos e estava alí de favores esperando a morte?

Muitas perguntas povoavam a minha mente naquele momento, embora eu tivesse a certeza que jamais obteria as respostas, que só O Deus Criador conhecia e conhece muito bem.

Ao sair daquele apartamento hospitalar, após ter observado aquela mulher cadavérica em um estado terminal de câncer, pude aprender uma das maiores lições que a vida já me ensinou no decorrer desses meus 46 anos de existência: VIVER É ESTAR SUJEITO A TUDO, AOS PRÓS QUE TANTO ALEGRAM, QUANTO AOS CONTRAS QUE ENTRISTECEM E PARECEM ABSURDOS.

Se a humanidade refletisse no que realmente é o ser humano, descobriria que não passamos de água e pó, que se alimenta de água e do pó da terra, transformado em alimentação pelo milagre do Deus Criador e, que ao pó voltará. Se o ser humano refletisse sôbre a sua miserável condição, haveria entre os seres humanos somente uma única competição: A DE AJUDAR UNS AOS OUTROS, PROVANDO QUEM TEM PERANTE O DEUS CRIADOR, UMA MAIOR GRANDEZA DE CORAÇÃO, PORQUE DAQUI NADA SE LEVA, A NÃO SER O AMOR E O BEM PRATICADO QUE SE LEVA.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 03/09/2008
Reeditado em 03/09/2008
Código do texto: T1159493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.