SUA EXCELÊNCIA, O CANDIDATO

Em tempo de campanha política, confesso que ao contrário de quem critica, sou favorável a exibição do programa eleitoral gratuito no rádio e na TV, pois não há como negar: trata-se e uma programação de cunho eminentemente educativo e que se transformou numa importante ferramenta para que o eleitor conheça mais um pouco sobre o perfil de cada candidato ou candidata, seja qual for.

Nessa minha análise despretensiosa, tomo a liberdade de excluir, pelo menos, por enquanto, quem postula o tão cobiçado cargo de Chefe do Executivo Municipal, cargo este que apesar das dificuldades financeiras em que vive a grande maioria dos municípios brasileiros, sempre tem alguém "altruísta" querendo "contribuir" para melhorar tal situação, nem que para isso tenha que se candidatar à reeleição.

Já em relação a certos tipos de candidatos ou candidatas que sonham com a vereança (ou continuar nela) que aparecem por aí, aprende-se muito mais. É só ficar atento ao que eles prometem ou deixam de prometer.

É comum vermos no programa eleitoral candidatos se apresentarem como se fossem verdadeiros dublês de artistas televisivos, sem se dar conta de que não estão agradando. Até a impostação da voz chega a ser hilária se não fosse trágica.

Têm ainda quem não abre mão de mostrar os seus dotes de leitura como se estivesse numa animada aula do pré-escolar só esperando tocar o som da sirene para anunciar o horário do recreio.

Também se percebe que uma enormidade desses candidatos não sabe que a função do vereador que é legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo. E isso fica evidenciado quando prometem coisas que são de exclusiva competência da Prefeitura, do Estado e até da União!

Fora do programa de rádio e da TV, as promessas de quem quer uma vaga na Câmara de Vereadores fluem ainda com mais facilidade, demonstrando a criatividade de cada candidato para assegurar o voto do eleitorado.

Por derradeiro, devo confessar que em troca do meu valioso voto já recebi várias promessas tentadoras. Diante disso posso concluir que, graças a essas promessas (se cumpridas), no ano que vem eu vou ficar com a vida que pedi a Deus e do jeito que o diabo gosta.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 08/09/2008
Código do texto: T1168014