WASHINGTON LUÍS

DABLIÚNICO LUIZ

Nelson Marzullo Tangerini

No início de 2008, um aluno meu, Washington Luiz Loureiro de Morais, do Colégio Estadual Antônio Houaiss, na Boca do Mato, subúrbio do Rio de Janeiro, me surpreende e me presenteia com inúmeros cartões com caricaturas de diversas personalidades, contendo breves biografias.

Provavelmente, esses cartões foram encontrados nalgum sebo do Rio. Ignoro, portanto, quem teria publicado esta preciosidade.

Gostaria até que algum leitor – ou colecionador – me corrigisse e me dissesse quem desenhou os tais cartões e quem escreveu essas rápidas e interessantes biografias.

Decido falar do político Washington Luís Pereira de Sousa, nascido na cidade de Macaé, Estado do Rio de Janeiro, a 26 de outubro de 1870. Até porque gostaria que lhes mostrar uma caricatura cubista do ilustre fluminense, feita pelo caricaturista Nestor Tangerini, que publicou inúmeros cartões-postais da histórica Revolução de 30, contendo os Revolucionários e os Deportados..

Chamado por Tangerini de Dabliúnico Luiz, o fluminense Washington Luís, xará de meu aluno, formou-se em Direito, em 1891, pela Faculdade de São Paulo.

Foi promotor público em Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, viajando depois para São Paulo, onde passou a advogar.

Eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Batatais, interior de São Paulo, Washington inicia ali a sua carreira política.

Em 1904, o político elege-se deputado à Assembléia Legislativa de São Paulo, sendo, mais tarde, escolhido pelo então presidente do Estado, Jorge Tibiriçá, para ocupar a pasta da justiça.

Rapidamente sobe os degraus da política, tornando-se prefeito paulista e, logo, governador do Estado.

Em meio a uma crise do café no país, em 1926, num momento em que o povo procurava uma política melhor, Washington Luis toma posse da Presidência da República.

Durante o seu quatriênio, realizou grandes feitos, entre eles a construção das rodovias Rio-Petrópolis e Rio-São Paulo. Reformou a Força Pública de São Paulo, aperfeiçoou o Corpo de Bombeiros, criou o Serviço Social, regularizou o Serviço de Nascimentos, Casamentos e Óbitos, construiu o Parque da Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú, etc. e trabalhou intensamente pela substituição de nossa moeda, de Mil Réis pelo Cruzeiro.

Sua política ia muito bem até começarem as campanhas de sucessão presidencial, transtornando todo o país.

Para as novas eleições, surgiram dois fortes candidatos: Júlio Prestes e Getúlio Vargas, dividindo, assim, os votos do povo.

Júlio Prestes venceu as eleições, mas Getúlio Vargas, inconformado com o resultado, chefiou uma revolução no Rio Grande do Sul; revolução esta que foi acompanhada pelos estados de Minas Gerais e Paraíba, seguidos de vários outros.

No dia 24 de outubro de 1930, estoura a Revolução, iniciada por Getúlio Vargas, que conta com apoio popular. O macaense Washington Luís é derrubado do poder juntamente com Júlio Prestes e seus sectários e todos partem para o exílio.

Após longos 17 anos distante de sua terra, Washington retorna ao Brasil, sendo recebido com grande entusiasmo pelo povo do Rio de Janeiro e São Paulo.

Autor da célebre frase “Governar é abrir estradas”, o grande estadista Washington Luís, que sempre demonstrou um grande afeto pelo povo brasileiro – e isto foi demonstrado em tudo o que realizou pelo país -, morre, no dia 4 de agosto de 1957, na Capital de São Paulo.

Obs.:

A caricatura e a trova são de autoria de Nestor Tambourindeguy Tangerini.

_______________________________________________________________

Errata:

Há um erro gráfico no cartão. Onde está escrito “extrangeiro”, lê-se “estrangeiro”.

Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é escritor, jornalista, compositor, poeta, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

nmtangerini@yahoo.com.br,

nmtangerini@hotmail.com, nmtangerini@gmail.com

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 10/09/2008
Código do texto: T1171438