Paixão de um homem


     O ser humano é assim. Afortunado por ele mesmo, porém para acalmá-lo, escrevo-lhe estes conceitos, mas bons.

O ser humano apaixonado vive em estado permanente como torcida de futebol. Torce pela coisa amada. Não liga para nada, tá nem ai, tudo fica fácil. Só vê a felicidade. Larga tudo de mão por conta da paixão. Sua verdade é o seu sentimento. O resto deixa pra depois. Sem a paixão, tudo perde o sentido.

Torna-se o mais calmo dos seres apressado. Está sempre dizendo que está pronto, fica ano após ano esperando por um impossível e magnífico desejo, declaração, amor, doação, deslumbramento, bel-prazer das flores e vinculações que julga perfeitas e categóricas. Ninguém consegue viver a coisa provisória com tanta acepção de continuidade. Ninguém põe no papel em branco sua assinatura e adianta tantas garantias de ternura. Ninguém cai no erro com tanta persuasão e conformidade. Para ele, a única saída para o enfado é a idolatria.

 É selvagem e domado, aguerrido e felino, indelicado e admirável, utiliza adornos; disfarces; enfrenta solidão, afastamento, aceita o cara a cara e fenômenos naturais de grandes proporções pelo ser amado. É o mais adequado dos inadequados, por não julgar, não pensar, não avaliar: apenas sente. E diz que se danem o resto, os preceitos, os regulamentos, atos dispositivos, leis e tudo aquilo que quando criança alguém o ensinou!

Que exploda o mundo em açúcar, quero morrer doce, que vivam as flores eu quero é amar! É  grande, mas vive de migalhas. Entende de camas macias e corredores iluminados nas noites de insônia, é íntimo dos ruídos díspares e de palpitações, percebe chatres e trovadores - nomeados sigilosamente.

Decifra comunicação mais arguta do ser amado, como tonalidade da voz, intervalo entre uma e outra elocução, apetite domingueiros, admirações esvaziavas de lassidão, aborrecimento, exultação ou pesar divulgados por respiração, desabafos dos mais estranhos, interjeições, aceno, fenômenos acústicos e olhares.

Mistura preparação com pretensão. Probabilidade com estuação. Dificuldade com o não almejar. Resumindo, pode-se dizer que é o mais inábil dos hábeis no que existe de melhor, o mais bonito, autêntico e exato.

Perito em causa; artesão em conveniência; profeta de probabilidade; artista em amabilidades; tristeza em alegria.

É tempestade e neblina; cólera e serenidade; brincadeira e insanidade; cordato e vadio; admiração e espanto; benfeitor e consorte; filho e mágico; divindade e brutal. O ser que topa qualquer coisa, não é um super-homem e nada faz no desespero: é apenas um ser em estado apaixonado

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 19/09/2008
Reeditado em 19/09/2008
Código do texto: T1185706
Classificação de conteúdo: seguro