A Nilva foi para Trevignano. Itália. O nosso neto, primeiro dela ia nascer. Ela foi dia 3 de Setembro. Ele nasceu dia 8 de Setembro. Ontem fez trinta dias da nossa separação fisica. Depois de 37 anos de casados.  Acontece que conversamos durante os primeiros 28 dias , pelo menos uma hora por dia,pelo skype. De vez em quando eu até nao tinha o que falar. Acho que ao vivo, aqui, não conversávamos tanto e tantas vezes pois sempre estavámos envolvidos com os problemas da administração que ela faz do nosso Curso e que eu sempre critico. E aqui entre nós é muito mais facil criticar. Diz até o dito popular: que quem sabe faz e quem nao sabe critica. Mas o que importa é que quase nao senti saudade até que o computador lá do primeiro mundo pifou. E eu aqui no terceiro ou quarto mundo com computadores no Curso , no quarto e no notebook fiquei sem falar com ela. Aí começou a doer. Veio a saudade até dos bate bocas. Que coisa incrivel este bicho homem. Ele está sempre enganado pelo que aparenta a vida. Lembro de um amigo, o Machado que me disse semana passada: -Será que nao estamos deixando as nossas relações ficarem geladas.  E continuou. - Será que não seria bom darmos uma flor a nossa mulher de vez em quando ? E foi firme: - Será que nao estamos deixando o casamento se banalizar como está acontecendo na corrupção e na sociedade. E terminou; - O que custaria dizer a um filho todo dia que nós o amamos.  E complemento:  não será a hora de acordarmos. E nestas viagens de cabeça vou dizer agora com o testemunho valorizado de meus colegas poetas: Nilva eu te amo. Sempre amei. Até dei umas pecadinhas mas sempre te adorei e agora Deus me fez ver claramente isto graças a separação, a conversa que tive com o meu amigo e principalmente, porque Deus está no controle de tudo e utiliza todas as suas ferramentas para que agente enxergue. Ele pode ter usado até a falta do  Skype.
Te adoro.
Geraldo Fulgencio
4 de Outubro. 18 h 14 min Brasil. Em Trevignano 23 h 14 min. 
Em tempo: A Nilva chega quartafeira que vem às 9 h 30 min em Porto Alegre.