Amigo do presidente

Meu nome é José. Moro no interior do nordeste, mais precisamente no sítio, como se diz por aqui. O sítio fica perto de uma cidadezinha que nessa época de eleição é conhecida por outros nomes: Cidade pra frente, Cidade de um futuro melhor, Cidade para todos, e outros nomes mais.

Sou um ex-retirante nordestino, que quando era jovem saiu de sua terra natal em busca de oportunidade na cidade grande, São Paulo. Pra gente daqui, cidade grande só era São Paulo mesmo. Era lá que tinha as coisas, era lá que a gente ia conseguir o que num conseguia aqui. Tinha gente de todo canto, a disputa era grande, todo mundo querendo se arrumar.

O ruim era ficar longe da família. Isso era ruim mesmo. Foi por isso que eu voltei. Não me conformava. Ter que ficar longe da minha família, longe da minha terra, pra ter um emprego e ganhar dinheiro!? Pra falar a verdade, nem era tanto dinheiro assim.

Tem um nordestino que teve mais coragem que eu e foi mais longe. Hoje tá lá em Brasília e é até presidente. Será que ele também sente saudade da sua cidade natal como eu sentia? Acho que não, senão ele tinha voltado também.

Domingo vai ter eleição pra prefeito e eu já escolhi em quem vou votar. Dizem que esse candidato é amigo do presidente, os dois até aparecem juntos nas fotos da campanha. Devem ser amigos mesmo!

Eu não apareci em nenhuma foto com meu candidato, mas ele vive dizendo que também somos amigos. Acontece que eu não tenho tanta certeza assim.

Bom, se amigo ajuda o outro a se eleger, por que não ajudaria outro amigo a arrumar um emprego e o quê comer? Pra estar mais tranqüilo, eu queria era ser amigo do presidente.

Nairton de Aquino

03/10/2008