Novo Membro da ABL

Luiz Paulo Horta, editorialista e crítico musical do jornal O Globo, é o novo membro da Academia Brasileira de Letras, eleito com vinte e três votos. O jornalista vai ocupar a cadeira de número 23, a qual pertenceu a Machado de Assis e estava à espera do novo imortal desde a morte da escritora Zélia Gattai. A eleição para escolha do novo imortal ocorreu dia 22 de outubro de 2008, e envolveu 19 candidatos, dentre eles o cartunista Ziraldo.

A ABL, sem sombra de dúvida, recebe com orgulho Luiz Paulo Horta, que também é membro da Academia Brasileira de Música. Nascido em 1943, carioca, publicou vários livros, sendo o primeiro Caderno de Música, o Dicionário de Música Zahar, entre outros clássicos.

Falando de Horta, da ABL e da cadeira 23, é impossível não lembrar do gênio das Letras, Joaquim Maria Machado de Assis, da sua história de luta, perseverança e ousadia para se tornar uma de nossas referências literárias. Autodidata, não mediu esforços para eternizar suas obras, seus versos e encantar nossos olhos; foi maestro das letras, soube reger com exímia competência a orquestra das palavras; fez-se exemplo de vida, deu de ombros às intempéries e galgou os altos degraus da sua existência.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 27/10/2008
Código do texto: T1251344
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.