Anjos Da Noite

Final de tarde. Nas árvores do pátio do hospital onde trabalho, observo os pássaros que chegam à procura de um cantinho para se aconchegarem e passarem a noite. A lua cheia com a sua beleza, evidencia a força da mãe natureza .

Chego para mais um plantão. Sou pediatra do Pronto – Socorro. Ali existem pessoas mais importantes. São os Anjos da Noite. Homens e mulheres de diversas atividades que se unem para ajudar ao próximo. Mas quem disse que vida de anjo é fácil? Após trabalharem duro , durante o dia, em suas profissões, comparecem para oferecer um pouco de carinho e conforto para os acompanhantes das crianças do hospital. Não chegam voando, como poderíamos pensar, mas em seus próprios carros. Calmamente, retiram isopores, copos, pratos descartáveis, garrafas de refrigerantes, e comida.. Colocam todo o material em cima do muro que dá acesso ao Pronto – Socorro. As mães já os aguardam em silêncio, em fila única. Começa a distribuição dos alimentos. Pode ser uma sopa, ou um delicioso mexido. Além de ser realmente saboroso, é dado com desprendimento, amor e carinho, ingredientes, que enriquecem qualquer culinária. O tempero é mais completo do que o “sazón.” Os acompanhantes se acomodam pela redondeza., e assim, saboreiam a comida dada pela equipe de voluntários.

A história desse grupo de voluntário começou há sete anos quando um professor do Colégio Sacré- Coeur ficou com uma filha internada neste hospital. Durante esse período, ele observou que os acompanhantes ficavam sem alimentos. Sensibilizado com essa situação, reuniu um grupo de professores da sua escola e propôs ajudar essas pessoas. Assim nasceu o grupo Anjo da Noite. Com o apoio do Colégio, que cedeu um espaço para preparar a alimentação, o grupo, devagarinho, foi se organizando, crescendo.

Hoje, participam dos anjos da noite não só professores, mas alunos, pais de alunos e comunidade, não só da região, mas de outros municípios, e qualquer um que queria ajudar ao próximo. Esses voluntários não distribuem só alimentos, na verdade o alimento é um meio de chegar até o coração dessas pessoas. Eles ouvem, são solidários, interagem efetivamente com os acompanhantes. Os Anjos da Noite também organizam campanhas para doações de fraldas, roupas e outras necessidades.

Como pude observar, nas noites em que os Anjos estão no nosso hospital é sempre noite de noite cheia, pois trazem os corações repletos de carinho, amor e muita vontade de ajudar e ver nascer um sorriso nos olhos dos acompanhantes. No final de cada noite, todos se sentem felizes : as acompanhantes porque recebem comida e atenção, e os Anjos , porque dão um pouco de si aos seus semelhantes.

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 22/04/2005
Reeditado em 22/04/2005
Código do texto: T12582