QUATRO ASSUNTOS

QUATRO ASSUNTOS

Nelson Marzullo Tangerini

Três eram os assuntos de minha carta a Carlos Drummond de Andrade, em junho de 1982: 1) O livro Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira, que estava fora de catálogo, 2) uma Antologia de Poetas Parnasianos, capa dura, trabalho de Manuel Bandeira, encontrada num sebo do Rio de Janeiro, 3) Colecionar selos e 4) Os gols elegantes, cirúrgicos e inteligentes do Dr. Sócrates para a Seleção Brasileira.

Mário de Andrade, grande intelectual brasileiro, um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922, autor do polêmico Paulicéia Desvairada, entre tantos livros de poesias, de contos e sobre arte, ainda referência para a nova geração de intelectuais, escreveu inúmeras cartas a jovens escritores da época – a Bandeira [ Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira ], Fernando Sabino [ Cartas a um jovem escritor ], Drummond [ A lição do amigo ], entre outras personalidades do mundo literário.

Todos sonhavam receber cartas de Mário, comentando seus trabalhos literários, aparando arestas....

A Antologia de Poetas Parnasianos, elaborada pelo Acadêmico Manuel Bandeira, com autógrafo do poeta pernambucano ao Sr. Pennafort, sumiu misteriosamente de minha biblioteca, sem que eu pudesse devolvê-lo a seu respectivo dono...

Como colecionava selos, perguntei a Drummond se ele também se interessava pelo assunto. Cheguei a oferecer-lhe alguns...

A Seleção Brasileira de 1982, dirigida por Telê Santana, nos levava a crer que seria campeã mundial. Foi derrotada e, enfim, eliminada pela Itália na semifinal por 3 x 2, deixando-nos com aqueles 3 gols de Paolo Rossi atravessados na garganta...

Escreve-me o poeta:

“Rio, 20 de junho, 1982

Prezado Tangerini:

A edição Simões das Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira está esgotada, mas saiu depois outra, em forma de livro de bolso, pelas Edições de Ouro. Esta, creio que você encontrará por aí.

O Oneivaldo ou Osvaldo da dedicatória de Bandeira não será antes Onestaldo (de Pennafort)? Trata-se de um poeta muito amigo dele, e também meu. Neste caso, o livro terá sido posto no sebo por algum malandro, pois o Onestaldo é incapaz de tal coisa.

Não coleciono selos. Colecionava na mocidade, porém Mário de Andrade me aconselhou a desistir, sugerindo outras coleções mais divertidas. Acabei não fazendo nenhuma. Obrigado, entretanto, pelo oferecimento.

Continuemos torcendo. Noto com prazer o seu entusiasmo.

Abraços do

Drummond.”

Assim como Mário de Andrade burilou o trabalho de inúmeros personagens de sua época, influenciando-os, todo jovem escritor de hoje deve burilar-se, burilando seus textos e sua personalidade, a partir da leitura e da postura reta dos grandes mestres.

Os grandes homens, escritores ou não, são aqueles que têm a capacidade de reformar e/ou transformar almas humanas.

Tomemos como exemplo o iluminado pacifista indiano Mohandas Karamchand Gandhi, hinduísta e, ao mesmo tempo, um profundo conhecedor do cristianismo na sua mais pura forma, que teve, um dia, a sua “grande alma (Mahatma)” transformada, após a leitura de O reino de Deus está em vós, livro do escritor cristão-socialista Leon Tolstoi, baseado no Sermão da Montanha, discurso pacifista de Jesus Cristo. Tocado pela obra do escritor russo, passou Gandhi, então, a pregar a não violência, “ahimsa”, lema de sua bandeira, e a admirar as palavras do Nazareno - até sua morte brutal.

A grande alma, que um dia conheceu o cristianismo via Tolstoi, deixou-nos esta doce mensagem: “Se todos os documentos religiosos do mundo desaparecessem e só restasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido.”

Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é escritor, jornalista, poeta, compositor e fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br] , onde ocupa a Cadeira 073- Nestor Tangerini.

nmtangerini@gmail.com.br, nmtangerini@yahoo.com.br

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 02/11/2008
Código do texto: T1261882