## questionário Proust ##



Parto da crônica da Maria Olímpia, sempre criativa, para responder o questionário que Proust tanto amava.

Vamos lá então:



Qual sua idéia de felicidade completa?

- A felicidade se constrói a cada dia. Porém, estamos sempre desejando-a, mas sempre tão sérios em nossas obrigações que às vezes não a deixamos entrar. A felicidade entra quando estamos em paz, relaxados e abertos para a vida e para os momentos de prazeres simples. Felicidade é saber aproveitar o que há de melhor na vida, é soltar-se mais, sentir mais e sobretudo saber amar.

Com qual figura histórica mais se identifica?

- Nenhuma.

Qual a pessoa que mais admira?

- Admiro muito minha mãe, pela capacidade de superar as dificuldades e não temer mudanças. Pela força que sempre dá aos filhos em qualquer momento e pela fé inabalável que tem em Deus e nela mesma. Admiro ainda várias outras, mas esta, jamais poderia passar por esta lista sem ser citada como a que mais admiro.

Quais suas características mais marcantes?

-  Sou bastante ansiosa, estou sempre indo fazer ou resolver alguma coisa. Sou preocupada demais o que muitas vezes me deixa tensa. Tenho grande sensibilidade pra conhecer as pessoas, o que me torna muito seletiva em relação às amizades. Trato muito bem as pessoas, às vezes até exagero para agradar as que gosto e até mesmo as que mal conheço,  mas, quando alguém me decepciona, meu coração congela e sou capaz de esquecê-la para o resto da vida, sem remorsos, naturalmente. Talvez  isso seja bom, porque não cultivo raiva apenas esqueço.

Qual sua característica mais deplorável?

- A mais deplorável é a frieza, no caso que citei acima. Quando sinto-me ferida parece que um veneno lento sai pelos poros, como uma defesa natural (será característica do meu signo, Escorpião?). A outra não chega a ser deplorável, mas a desatenção pra certas coisas. Na verdade, algumas coisas que as pessoas reparam, passam por mim despercebidas. Isso às vezes me irrita. Tipo: que cor era o carro de tal pessoa, com que roupa fulano estava, etc. Não tem jeito, não presto atenção nesses detalhes

Qual a característica que mais deplora nos outros?

- A covardia.

Qual sua maior extravagância?

- Não tenho nenhuma. Talvez meu vício por chocolates.

Qual a sua viagem predileta?

- Adoro curtir as características dos lugares por onde passo. A predileta? Até agora, nenhuma.  Talvez a que fiz a Porto Seguro e Arraial D'Ajuda, dias em que passava o dia de biquine, sem hora pra nada. Quando viajo, curto até as estradas, figuras inusitadas, paisagens, tudo.

O que lamenta não ter feito?

- Viajado mais pelo mundo afora, sozinha.

Qual o maior amor de sua vida?

- São dois amores: meus filhos.

Onde e quando foi mais feliz?

- Os momentos de felicidade estão sempre em minha vida. Quando fui mais feliz? Já pensei nisso. Sempre procurei ser feliz onde estivesse.

Qual a sua maior realização?

- Ser mãe.

Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?

- Eu, mais experiente.

Qual sua ocupação preferida?

- Escrever, nadar e fotografar a vida.

Qual a qualidade que mais admira em um homem? E em uma mulher?

- Honestidade.

O que mais valoriza nos amigos?

- O interesse e respeito pelos meus sentimentos e pela minha vida.

Quais são os seus escritores favoritos?

- Muitos, mas Machado de Assis, Flaubert e Fernando Pessoa são especiais.

Qual o seu maior herói na vida real?

- Jesus.

Como gostaria de morrer?

- Dormindo um sono profundo.

Qual é o seu lema?

Viver.



Bem, espero que gostem do questionário e que se quiserem participem. Gostei da idéia da Maria Olímpia, assim poderemos nos conhecer melhor.  Boa semana para todos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS ( ATRIBUÍDAS A PROUST)

Conheça as questões (e o que Proust respondeu para cada uma delas)

1- Qual o principal aspecto de sua personalidade?

“A necessidade de ser amado; mais precisamente, a necessidade de ser acarinhado e mimado, muito maior do que a de ser admirado”

2- Qual sua qualidade favorita num homem?

“Qualidades masculinas e sinceridade na amizade”

3- Qual sua qualidade favorita numa mulher?

“Charmes femininos”

4- O que mais aprecia nos amigos?

“Ter carinho por mim, se sua personalidade for incrível o suficiente para deixar seu carinho ainda mais valioso”

5- Qual seu principal defeito?

“Não saber e não conseguir ‘querer’ algo”

6- Qual seu passatempo favorito?

“Amar”

7- Qual sua noção de felicidade?

“Acho que ela não é incrível o suficiente. Não tenho coragem de revelá-la, tenho medo de destruí-la só por contá-la”

8- Qual sua noção de infelicidade?

“Não ter conhecido minha mãe ou minha avó”

9- Se você não fosse você mesmo, quem seria?

“Eu mesmo, que é quem as pessoas que me admiram gostariam que eu fosse”

10- Onde gostaria de morar?

“Num país onde certas coisas de que eu gostasse se tornariam realidade como num passe de mágica, e onde carinho sempre seria retribuído”

11- Qual sua cor favorita?

“A beleza não está nas cores, mas na harmonia entre elas”

12- Qual seu escritor favorito?

“Atualmente, Anatole France e Pierre Loti”

13- Qual seu poeta favorito?

“Baudelaire e Alfred de Vigny”

14- Qual seu herói favorito na ficção?

“Hamlet”

15- Qual sua heroína favorita na ficção?

“Berenice”

16- Quais seus pintores e compositores favoritos?

“Leonardo da Vinci, Rembrandt, Beethoven, Wagner e Schumann”

17- Quais seus heróis na vida real?

“Sr. Darlu e sr. Boutroux”

18- Qual sua figura feminina favorita na história?

“Cleópatra”

19- Quais seus nomes favoritos?

“Só tenho um por vez”

20- O que você mais odeia?

“O que é ruim em mim”

21- Quais as figuras históricas que você mais odeia?

“Não sou instruído o suficiente para responder”

22- Qual o evento militar que você mais admira?

“Meu serviço militar!”

23- Qual o talento natural que você gostaria de ter?

“Força de vontade e capacidade de sedução”

24- Como você gostaria de morrer?

“Evoluído e amado”

25- Qual é seu estado mental atual?

“Entediado por ter pensado sobre mim mesmo para responder a essas perguntas”

26- Por qual o defeito você tem menos tolerância?

“Aqueles que compreendo”

27- Qual seu lema favorito?

“Eu deveria ter medo demais para me causar desgraças”