AUSÊNCIA DO SOL.


"(...)Onde vocês vêem coisas ideais, eu vejo - coisas humanas,ah, somente coisas demasiadas humanas!


Naquele verão Nietzsche era o filósofo da moda. Todos pareciam conhecer o pensador intimamente, menos eu.

Um adolescente de 18 anos em uma discussão, on line, "mandou-me" ler Nietzsche. Achei o cúmulo da prepotência. Eu, que me considerava uma leitora razoável, estava sendo questionada por não ter lido o filósofo alemão.

Depois de respondê-lo com minha ninharia Nietzschiana, advinda de Josteein Gardder, nas poucas linhas de O Mundo de Sofia e de outros livros de iniciação à filosofia resolvi encarar essa.

Empolgada com Quando Nietzsche Chorou, o romance de Irwin D. Yalon, onde Freud, Dr.Josef Breur, Friderich Nietzsche e Lou Salomé se encontram passei ao assassino de Deus.

Durante dias de muito calor levei seu primeiro livro, Humano Demasiado Humano e outro trabalho sobre a sua obra para a praia. Eu, Nistzche, àgua de coco e o sol na Praia de Forte, em Natal.

A semana começou com o brilho do sol e o entusiamo do apreendizado.
Lia os aforismo que contrariavam os fundamentos com os quais eu havia formado meu comportamento e me impressionava com a razão contida nas idéias do pensador.

Ali tudo era permitido em razão do bem estar do homem. Não havia Deus. Não havia o mal. Quem matasse ou roubasse para se satisfazer teria Niestsche como padrinho.

O super-homem, o eterno regresso e, principalmente, o niilismo, apesar de toda genialidade do filósofo foram apagando o sol dentro de mim.

Ao fim daquela semana eu sabia um pouco mais sobre Nietzsche, porém era uma mulher quase sem esperança. O sol queimava minha pele, mas não me aquecia.

Não me interessava o mundo segundo o filósofo alemão. Eu precisava e preciso crer em um ser superior acima dos homens e fiz a opção pela fé, sem deixar de me compadecer e de admirar aquele homem sábio e triste. Optei pelo sol e deixei Nietzsche na prateleira.


Evelyne Furtado, 2008.


Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 18/11/2008
Reeditado em 28/03/2010
Código do texto: T1290058
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.