Nova Ordem Econômica Mundial

         
Antes da crise econômica mundial, certamente todo mundo tinha dinheiro, o capital continua sainda das mãos de um e indo para as de outros e agora por onde está essa verba? Sem duvida, esse mesmo dinheiro continua em circulação, logo não deveria haver crise econômico-financeira, uma vez que a mesma e até mais quantidade de dinheiro continua circulando, ou seja, na especulação.

Os Estados Unidos da América ficando mais pobre o mundo também precisa cair no fracasso? Ora parece-me que  essa crise é algo fictício, um invento visando à discussão de uma nova Ordem Econômica Mundial, o que não seria excelente. Creio, porém, que quem deve levantar essa discussão é o chamado G20, antes de ter saído de uma reunião importantíssima tanto no plano político quanto no econômico, mas infelizmente o que se viu na imprensa foi que não houve qualquer decisão concreta.

Querendo ou não todas as nações precisão discutir a possibilidade dessa Nova Ordem Econômica Mundial, mas alguém precisa dar o pontapé inicial para que ela aconteça.

É muito preocupante, não só para os países emergentes, essa crise, pois ela promete deixar arrasada nação de todo o universo. Urge a necessidade de rever a luta entre capital e trabalho, não que vá se instalar um socialismo no mundo, mas é preciso uma economia que se preocupe mais com os investimentos no setor produtivo do que com as especulações financeiras, pois o dinheiro fácil sempre é gasto com essa mesma facilidade.

É preciso uma Nova Ordem econômica Mundial que democratize mais o capital, destine percentual da economia de cada país à produção agropecuária, industrial, etc. Na verdade é preciso uma Carta Magna respeitada por todos, para reger a economia do Mundo, assim todos a cumpririam dando oportunidade a cada nação de desenvolver programas sociais com mais justiça e igualdade, ou seja, uma melhor distribuição de renda, onde o capital esteja associado ao trabalho e ao setor produtivo e, além disso, esquecer a especulação financeira, para que a economia se torne cada vez mais forte.

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 23/11/2008
Reeditado em 23/11/2008
Código do texto: T1298366
Classificação de conteúdo: seguro