Minha Alma Vai Sair de Viagem.
 
“Minha Alma vai sair de Viagem”. Foi essa a frase que me levou a ler Versalhes, O Refugio da Última Rainha, de Kathryn Daves, que já mereceu textos sobre a minha simpatia por Maria Antonieta.
Hoje peço emprestada a frase para falar das viagens da minha alma. Uma alma com muitos quilômetros rodados, que trago aqui ao Recanto em breves trechos.
Ontem expus momentos de carência com coragem e abertura. Hoje li Marília Paixão, uma das autoras que mais admiro, tratando sobre o que escrevemos no RL.
Claro que Marília não escreveu para mim, mas a carapuça coube-me bem e aproveito para estender o que penso sobre o assunto.
A minha alma grita e quando ela grita eu escrevo. E transbordo de lágrimas ou de indignação essas páginas.
Às vezes a dor é intensa e as palavras fluem com a mesma intensidade.
Em outras exponho um momento breve, porém rico para mim. Seja de júbilo ou de dor.
A necessidade de escrever é antiga, mas a coragem de mostrar é recente. Eu preciso do outro olhar, principalmente quando me encontro momentaneamente isolada, como nos últimos dias.
A imobilidade, conseqüente do pé fraturado, torna-me ainda mais sensível. A minha janela não tem uma vista como a de James Stewart, no filme de Hitchcock para acompanhar crimes no vizinho. Resta-me a tela, o teclado e a minha visão interior.
Sou privilegiada, como diz Zélia Maria Freire. Tenho amigos e familiares e até mais Zelinha, mas escrevendo eu realizo a catarse.
Faço questão de alertar a quem vier a ler esse texto, que nem sempre escrevo exatamente como aconteceu. Em meus textos tem um pouco da veia de escritora, que não sou, pois que sou aprendiz.
Mas a minha forma de lidar com os sentimentos é tão clara quanto pode ser.
Não uso outros meios nessa catarse e me exponho de verdade. Assim, sem precisar, justifico quando minha alma sai de viagem e chega aqui.
 

 



James Stewart em Janela Indiscreta.
 

Evelyne Furtado em 23 de novembro de 2008.

Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 23/11/2008
Reeditado em 08/12/2008
Código do texto: T1299478
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.