A Falha do Atual Sistema Educacional

O sistema educacional brasileiro, principalmente o superior, é muito falho.

Nunca concordei com o atual, o qual realmente não instiga os estudantes a pensar, mas sim a decorar e responder respostas óbvias. (Os alunos estudam cegamente o assunto pertinente às provas).

Os alunos deveriam ser mais instigados a ler livros, a participar mais pró-ativamente nas matérias, e não simplismente passar por membros passivos no ensino.

Com um certo incentivo eles teriam o interesse em conhecer mais sobre os assuntos de aula, em obter uma abrangência maior do conhecimento.

Quando assisto certas aulas lecionadas, as quais estão em sua totalidade em livros especializados, eu totalmente ignoro o professor, e passo a não prestar atenção na aula. Se meu objetivo é aprender, não preciso que alguém leia algo já explicado anteriormente. Estes professores passam a não agregar nenhum valor aos alunos.

O papel do professor deveria ser apenas de orientador, tirar dúvidas a respeito de tópicos previalmente estudados e analisados por alunos, porque só quem estuda e tem um certo conhecimento é que possui dúvidas.

Deveriam haver trocas, fluxos de idéias de 2 vias, uma intercomunicaçào maior entre as partes.

A metodologia deveria ser de reuniões, debates, discussões, reflexões.

Na verdade esta mentalidade do sistema começa no ensino médio. Os alunos carregam o peso do vestibular desde cedo. Este fardo com certeza influencia na maneira como as pessoas resolvem absover a matéria.

Quem sabe uma mudança de mentalidade desde cedo torne o nosso ensino melhor, com uma filosofia tendendo para o que Harvard faz (Metodologia de resolução de problemas e estudos de caso), para fazermos profissionais de verdade, e não simplismentes decoradores de livros com mentes limitadas.