NO PAIS DOS DOUTORES
 
A palavra doutor como título de distinção deveria ser abolida do imaginário brasileiro e só deveria se referir aqueles que realmente possuem esse título, ou seja, quem de fato defendeu uma tese, os demais profissionais deveria ser chamados pelo que de fato são, seja advogado, juiz, engenheiro, médico, que no Brasil recebem todos a alcunha de "doutor" essa tradição chega até nós por decreto real para distinguir a ilha de letrados do mar de analfabetos, é uma forma de hierarquização e de perpetuação do poder, por parte das elites bacharelescas, bastou se formar em direito que o bacharel já lhe olhe desconfiado se não for tratado por doutor, recentemente li que um advogado entrou com uma ação contra os moradores do condomínio que residia  porque não o chamavam de doutor. Esses dias fui ao fórum e avistei um conhecido meu, fazia tempo que não o via, formou-se em direito e anda com um anel de formatura no dedo para mostrar que é doutor nas leis, ficou chateado comigo, todo engravatado num calor de 50 graus parecendo um periquito engalanado e eu o chamei pelo nome sem naturalmente chamá-lo de doutor, estava junto de seus pares, todos parecendo pastores de igrejas com a bíblia debaixo do sovaco, leia-se - Código Civil, ou melhor, um resumo do mesmo - O Vade Mecum, e cheio de papéis nas mãos, com aquela cara de superioridade, afinal é um operador das leis, portanto estão acima de todos nós pobres licenciados, perguntei-lhe se havia passado no exame da ordem e ele sussurrou baixinho meio sem jeito, "ainda não", saímos em direção à cafeteria e ele me confessou que se formou a pouco e ainda não havia se preparado para o exame da ordem e que inclusive fez o curso meio "nas coxas" decorando códigos e aplicações da lei, mas que não tinha fundamentação teórica sobre o sentido mesmo dela, e que isto é assunto para filósofos e o que  queria e sonhava era ganhar dinheiro e ser chamado de doutor.
 
 
Labareda
Enviado por Labareda em 30/11/2008
Reeditado em 15/12/2016
Código do texto: T1310593
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.