NITERÓI E FRAGMENTOS DO CAFÉ PARIS

NITERÓI E FRAGMENTOS DO CAFÉ PARIS

Nelson Marzullo Tangerini

Meu amigo Carlinhos Mônaco, proprietário da Livraria Ideal, na Rua Visconde Itaboraí, no centro de Niterói, além de reunir todo sábado, pela manhã, um bom número de intelectuais fluminenses, tem uma caixa contendo parte da produção da turma do legendário Café Paris.

Encontrei ali manuscritos de Luiz Leitão e Nestor Tangerini, entre livros de Brasil dos Reis, Leitão, Olavo Bastos, Apollo Martins, entre outros, e jornais da década de 1920, com a produção dos poetas niteroienses.

Destaco, nesta crônica, um soneto satírico de Nestor Tangerini, meu pai, publicado no jornal O Almofadinha, de Luiz Leitão, Ano XIV – Reinado de Momo, no, 14, p. 1. Niterói, RJ, 25, 27 e 28 de fevereiro de 1933, com o pseudônimo Pastaciúta.

“VOCAÇÃO

Era-lhe toda a ansiedade

Formar-se de qualquer jeito:

Cursar uma Faculdade

De Medicina ou Direito.

Mas em contraste e em verdade,

Havia, nesse sujeito,

Uma virtude: a vontade,

E a negligência: um defeito.

Fracassou em Medicina

E em Direito – triste sina!

Foram fracassos falais!

E as “faculdades” perdendo,

Coitado! Acabou sofrendo

Das faculdades mentais.”

O grande achado – o referido soneto era por mim desconhecido – agora faz parte do livro HUMORADAS... – SONETOS SATÍRICOS DE NESTOR TANGERINI, que, há anos, venho tentando publicar.

Nascido em Piracicaba, SP, a 23 de julho de 1895, e falecido no Rio de Janeiro, a 30 de janeiro de 1966, o humorista Nestor Tambourindeguy Tangerini, escrevia com vários pseudônimos [Pastaciúta, Dom T, T, Tau, Bergamota, Conselheiro Armando Graça, Álvaro A. Moreyra, Conselheiro XX Mirim, Humberto dos Campos, Lau de Lino Freire, João da Ponte, Malba Taclan, Madame Xaveco, João do Paris, Benedito Mergo Lião, João de Niterói, entre outros] e deixou crônicas, sonetos, trovas, esquetes e caricaturas espalhados em jornais do Rio e de Niterói.

Luto incansavelmente para preservar sua memória e sua obra e reunir todo o material deixado pelo artista.

Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é escritor, jornalista, poeta, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com.br

www.recantodasletras.com.br

http://www.doalegrete.com.br/ Clicar em SOU DO ALEGRETE.

nmtangerini@yahoo.com.br, nmtangerini@gmail.com

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 06/12/2008
Código do texto: T1322364