HISTÓRIAS DE JOÃOZINHO-III

Decepção via televisão ( O Marketing )

Como de costume, Joãozinho estava à frente da televisão vendo seu programa favorito, quando um comercial lhe chamou atenção: “SE TEM AULA TEM QUE TER MERENDA”.Cenas tentadoras eram exibidas na telinha, frutas e verduras pareciam sorrir de tão vivas. Uma criança saudável, bonita, loura, comia com uma boca de ensaio.
Joãozinho ficou perplexo:
_ Nossa! Como pode ter tudo isto nas escolas e eu ainda não vi na minha? Será que se trata de merenda nova? Já sei, hoje serei o primeiro da fila. Finalmente resolveram mudar aquela merenda!
Pensando assim, dispensou o café da manhã e foi para a escola. Lá chegando, não comentou nada, queria confirmar o que tinha visto na televisão. O tempo foi passando, a fome apertando e a sua ansiedade também.
_ Professora, quantos minutos faltam para a hora do lanche?
_ Tempo suficiente para você terminar sua lição. Respondeu D. Matilde rispidamente.
Em protesto, fechou o caderno.
De repente soa o sinal. Todos saem em disparada. Joãozinho realmente consegue ser o primeiro da fila. Mas para sua decepção...
_ Hum! Arroz–doce! Não gosto de arroz- doce.
Desapontado sai da fila.
Em casa, nada comentou. Pediu um bom prato de feijão com arroz. Em seguida correu para frente da televisão. Não demorou muito, lá estava aquele comercial tentador. Joãozinho pensou: “Será que é somente na minha escola que não chegou esta merenda nova”?
No dia seguinte não quis arriscar. Tomou seu café como de costume.
_ Hoje deve ter alguma novidade. Falava consigo mesmo.
Mas...
_ Arroz- doce de novo? Oh não!
Mais uma vez Joãozinho volta pra casa com uma grande dúvida:
_ Será que a televisão mente?
No dia seguinte uma surpresa:
_ Ah, então é isso! Estava faltando organizar o cardápio! Falava enquanto lia um cartaz exposto no mural.
Joãozinho só não imaginava que a merendeira estava apenas cumprindo uma ordem de fixar aquele impresso em lugar visível, porém, a nova merenda ainda não se encontrava na escola, apenas o marketing.
Já na fila do lanche...
_ Tia, quero um prato bem cheio, estou com muita fome!
_ Você é quem manda. Taí!
_ Uau! Mas o que é isto? Não pode ser! Eu já disse que não gosto de arroz- doce! Aliás, eu odeio arroz- doce!! Odeio esta escola, odeio televisão!! Ahhhhh!!!
Todos ficaram perplexos olhando para o coitado do Joãozinho sem entender nada.
_ O que deu nesse menino? Perguntaram em coro.



Renilda Viana
Enviado por Renilda Viana em 09/12/2008
Reeditado em 17/04/2010
Código do texto: T1326579
Classificação de conteúdo: seguro