Sobrevivendo ao Natal

Tenho certeza de que vc, que esta lendo isto, chegou aqui com toda a curiosidade do mundo e pensou "É claro, ela ta falando de sobreviver a essa época de consumismo, quando o dinheiro não alcança para comprar tudo o que as crianças querem, tudo que a gente quer, vendo ainda como tem gente que nem sequer se atreve a sonhar com comprar algo porque o salário é pequeno demais", e vc tem razão, também é isso.

Talvez vc pense "O mundo tá uma porcaria, o planeta poluído e ninguém faz nada para melhorar, claro que leis e boas intenções tem adoidado, mas tamos aí: enchentes, secas, calor demais, frio demais, os peixes morrendo nos rios e as baleias sendo mortas pelos japoneses que não entendem de comer uma carne engordada com capim no fundo do quintal e criada para isso". É isso também, vc acertou de novo.

Ah! ta pensando nas sapatadas dos jornalistas iraquianos contra os Bush da vida? Bela sapatada, né? Claro que nem atingiu a cabeça do f d p, nem a moral dele, que permanece intata, achando que fez o melhor pra aqueles pobres coitados, embora que tenha acabado com uma tradição inteira de arte, filosofia e até os animais dos zôos tenham sido deglutidos pelas pessoas que estavam com fome de alimento ou vingança que é muito pior. Sim isso também, cê ta esperto hoje, né? Anda lendo muito jornal ou assistindo muita Globo.

Os políticos? Essa é outra... todo mundo querendo demonstrar pra gente que o dinheiro do tesouro público foi bem empregado durante o último ano, escolas foram construídas, hospitais reconstruídos, acabaram com a delinqüência... bem acabar ninguém se atreve a afirmar, mas ouvimos "Estamos na luta e o governo será inflexível com eles, para isso no ano que vem serão oferecidas mais verbas para a aplicação da justiça e que os ladroes e assassinos acabem onde eles devem estar: na prisão!" Lindo, ne? Como chama aquele ladrão que não usa da violência física e a gente acaba agradecendo por ele ser tão bonzinho? Aqueeele, que faz uma carreira política e veste terno e fala pra caramba pros coitados que nada entendem do discurso dele?... Aqueeeles?... Lembrei! Ladrão de Colarinho branco! Cadê as prisões para eles? Ainda não construíram? A verba não alcança? Tirei as palavras de sua boca? Pois é... também queria falar sobre isso, mas não só disso.

Me pergunto? (cá com meus botões) por quê o Natal tem que ser a época de ser bonzinhos, lembrar das crianças pobres, do menino Jesus? Poxa! passei o ano inteiro tentando ser boazinha! Tinha horas que a vontade tava a ponto de quebrar, mas lá estava eu sendo boazinha com os parentes e não parentes, com as empresas de serviços públicos que aumentavam as taxas cada mês, com meu marido, com meus filhos, com meu cachorro... e a lista vai longe. Só que não falei pra ninguém me acompanhar nessa luta, os outros estavam em suas escolas, seus empregos, suas casinhas ou encima do tapete dormindo o sono dos inocentes.

Agora tenho que ser boazinha com todo o mundo e desejar Feliz Natal? Por quê? Tô cansada!!! Quero é mais chegar ao final do ano depois das ceias, da família toda lá em casa, dos presentes bem escolhidos pra quem gosto e dos presentes mal escolhidos por quem não conhece meus gostos pessoais (quanta camiseta usada pra dormir, quanto perfume guardado para uma ocasião especial no ano que vem, afinal as pessoas fazem aniversário todo ano).

Amor e Paz... Amor e Paz.... só no dia de Natal? E o resto do ano? Guerra, inveja, malquerer? Ah, deixa pra lá! Sei que até aqui vc não entendeu qual é o quê da questão, pelo menos da minha, e tem razão.. nem eu mesma entendo aonde quero chegar... So não queria que me enchessem os olhos com tanta futilidade, tanto desejo hipócrita, Não! Não é com vc! Pelo menos vc não me disse nada até agora... e se for desejar algo, Por favor! Me deseje VIDA e FORçAS, tô precisando!

"Não me queiram tanto" dizia uma amiga minha. Por isso peço: "Não me desejem tanto Amor e Paz, depois sempre tem alguém que vai se sentir incômodo e vai me invejar" Mal posso esperar passar este Natal de pé.

Obrigada por ter me escutado... melhor dito, por ter lido. Espero não ter roubado muito do seu tempo, acho que seria melhor eu ter publicado esta crônica em países não católicos, eles não ficariam tão bravos comigo... ou sim?

VIDA e FORçAS para todos!

Manilkara
Enviado por Manilkara em 20/12/2008
Código do texto: T1345791
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.