Espírito de Natal


Estando a apenas três dias do Natal vale a pena fazer algumas reflexões.

O que é realmente o Natal para você?

Será um dia de comer peru, tender, bacalhau e outras delícias?

Será um dia de receber e distribuir presentes ao lado de um pinheirinho real ou artificial enfeitado com lâmpadas e bolas coloridas?

Será um dia de sorrisos, abraços e beijos nem sempre sinceros naqueles que encontrar?

Vale a pena refletir em tudo isso, pois na realidade acredito que se esteja perdendo o foco real do espírito de Natal.

A questão talvez nem seja realmente lembrar o nascimento do menino Jesus.

Acredito que mais importante que isso é lembrar a própria vida de Jesus, seus ensinamentos e seu modo de agir.

Será que neste ano que passou você viveu no todo ou em parte o espírito de Natal?

Será que ao ver uma mão estendida você mesmo sem poder fazer muito sentiu compaixão?

Será que no seu local de trabalho foi mais amigo e companheiro do que um adversário?

Será que quando um amigo ou parente precisou de apoio e um ombro você foi disponível?

Mais do que isso, quando você se dispôs a ajudar foi espontaneamente sem desejar retorno ou contar-partida alguma?

As boas ações que empreendeu foram sinceras realizadas com alegria e não com enfado no coração?

Muitas pessoas se condoem e acolhem animais que estão vagando doentes pelas ruas, mas nada fazem pelos seres humanos que passam por isso, muitas vezes até mesmo sendo amigos ou parentes.

Pelo contrário percebo que quando alguma realidade difícil está próxima das pessoas ao invés de despertar o espírito de Natal desperta um incômodo e nervosismo como se a pessoa tivesse culpa da difícil situação.

Enfim esse é o momento de rever se realmente você se reveste e renova do espírito de Natal a cada ano.

Pois Natal é nascimento e devemos nascer para uma nova vida a cada dia até mesmo porque a cada dia nascem novos seres humanos.

Desejo a todos um bom Natal, não apenas na mesa farta que sempre é bom, não nos lindos enfeiteis e presentes que também é ótimo, mas no real espírito de Natal ou aquele que faz as pessoas se parecerem um pouco mais não com o menino Jesus pois um dia todos nós fomos parecidos mas mais importante será assemelhar-se ao homem Jesus nas atitudes do dia a dia.


São José dos Campos, 22/12/2008