O Show de futilidades

Quando se trata de mostrar informações irrelevantes, daquelas que não mudam em nada a nossa maneira de pensar e ver o mundo, o TV FAMA é, com certeza, o grande campeão.

Imaginem o colapso universal que ocorreria caso não soubéssemos que a Sandy usa uma gargantilha com retrato de quando a avó Mariazinha tinha 18 anos de idade ou, a vergonha que seria caso formos surpreendidos pela pergunta: “Sabes qual a cor preferida da Xuxa”? e não soubermos a resposta.

É de ninharias como essas que são feitas às pautas desse programa de fofocas. Ao contrario do telejornalismo sério, que se baseia em fatos para apurar o que há de concreto e relevante para exibir ao telespectador, o TV FAMA vive de especulações na vida de artistas “famosos” e "nem tão famosos". As suposições de “namoro” entre artistas e quadros que mostram fotos de “flagras” sobre uma celebridade ou outra instigam o voyeurismo do telespectador. Não é o que de fato “acontece” que importa para o programa, mas sim o que “poderia” acontecer. Hipóteses. No caso, uma noticia comprovada não tem validade nenhuma para o TV FAMA e programas do gênero porque a veracidade do acontecimento diluiria a aura de mistério e o sentimento de estar recebendo uma “informação secreta”; é como se o telespectador ligasse a TV e lá dentro estivesse aquela vizinha fofoqueira.

Luiza Mel, ex-apresentadora, certa vez riu de uma reportagem em que tinham encontrado a cabeça de uma mulher no Shopping Rio Sul (Rio de Janeiro) e o corpo na Bahia de Guanabara e ainda especulou se não seria a irmã do lutador de vale-tudo Victor Belfort, que estava desaparecida, e riu.

Outro quadro infeliz é o que mostra o que vai acontecer nas novelas, não sei quanto a você, mas eu não gosto que me contem o final do filme antes que eu o assista; não vejo novelas, mas creio que ficar sabendo da historia antes do capitulo ir "ao ar" deve ser um pouco chato, perde a sensação de suspense e o clímax que o autor trabalhou para construir.

O show de futilidades não para, e se você quiser saber qual a cor da nova calça da Daniela Ciccareli, qual a marca da ração do cachorro da Hebe Camargo ou quem pisou no pé do Dado Dolabela, ele, Nelson Rubens, está lá, naquele mesmo horário e canal, trazendo pra você o que há de melhor na cultura inútil nacional. Ok, ok, ok...

_____________________________FIM____________________________

(sobre o autor)

Zebedias é seu amigo, Zebedias é seu colega, ele vai fazer com você o que o compasso fez com a régua.