A SÉ DE BRAGA- Série: Viagens - PORTUGAL




Para se falar na monumental Sé de Braga, há que se dizer , que Braga é uma cidade muito antiga, acredita-se que numa vila por perto do que hoje é a cidade de Braga, seus habitantes deviam ser os Brácaros, que foi submetida ao invasor Romano.

Ao vencê-los os Romanos , isso 1 séc. antes de Cristo,iniciaram a construção da cidade, e deram-lhe o nome de Brácara Augusta.Durante dois séculos de invasões Bárbaras e dos Árabes, até a reconquista Cristã, a cidade em completa ruína, ficou praticamente despovoada, só voltando a ser recontruída em meados do século XI.

E é desta época os primórdios da SÉ de Braga, entre 1070 e 1093, ela começou a ser erguida.

Em outras ocasiões que aqui estive já havia visitado a SÉ , mas desta vez, deixei de lado meu deslumbramento para contemplar tantas obras de arte juntas.

A SÉ é o mais importante e complexo monumento de Braga,nele se fizeram sentir todas as correntes estilistas.Começando por ser uma importante Igreja,como convinha `a sede do mais importante arcebispado peninsular

Ela sofreu várias inserções, de ataques dos Bárbaros, Visigodos, Árabes, e sempre foi recontruída.

Sua capela MOR é de uma beleza e riqueza ímpar, com teto abobadado, e com pinturas que não são tão antigas

A SÉ possui o seu tesouro, tesouro mesmo, que surpreende o visitante com o recheio precioso e abundante que nele se guarda é o mais opulento Tesouro de Arte Sacra de Portugal.

Nele há paramentos preciosos de seda e de damasco bordados a ouro e a prata (com certeza vindos do Brasil, isso nos disse o guia que nos acompanhou na visita, guia da própria SÉ).Há imagens em prata , cruzes preciosas desde o séc.XI, cofres raros, pratos de Nuremberg, cáliçes e relicários.

Uma das coisas mais lindas que vi ,foi ao entrar no Coro, observa-se os dois mais suntuosos órgãos e muitas peças em talha dourada.
Sobre os corredores exteriores do claustro ainda se pode ver numerosos capitéis Romanos, algumas inscrições romanas e outras relíquias em pedra.

Já a comparei com a Cadetral de Santiago de Compostela, onde fui recentemente, mas  a SÉ, sob meu ponto de vista, é mais imponente, e muito mais linda.