Bons tempos de criança

As vezes fico pensando no meu feliz tempo de criança vivido na cidade de Jataí, sudoeste de Goiás. Feliz, porque as crianças daquela época, fins dos anos 40 e início dos 50, eram mais criativas do que as atuais, principalmente com relação aos brinquedos e brincadeiras.

Só para se ter uma idéia, a gente mesmo fabricava os brinquedos. Uns faziam seus caminhãozinhos, aeroplanos e até barquinhos que flutuavam e se moviam na água, tal a engenhosidade dos mesmos.

Outros, como eu, gostavam de empinar pipas, que dependendo das cidades e regiões, tinham outras denominações, como, raias, papagaio e etc., que eram confeccionadas pelas próprias crianças. Como o tempo passava devagar nas cidades interioranas, onde ainda não existia a televisão e o cinema era mudo, quase todas as crianças tentavam aprender algum tipo de ofício. Uns empregavam-se em sapatarias, padarias e entregador de marmitas. Outros porém, iniciavam-se em oficinas mecânicas e etc.

Havia ainda os que dedicavam seu tempo vendendo quitandas e outras guloseimas. Já eu e mais alguns outros garotos, dedicávamo-nos ao ofício de higienizador de sapatos (fui o primeiro a usar esta denominação), mais comumente chamado de engraxate. Na verdade, vivenciamos uma infância como que se habitássemos um mundo encantado, pois apesar das ocupações que desempenhávamos no decorrer da semana, aos domingos encontrávamo-nos todos nos córregos da Cachoeirinha e da Vovózinha, que ficavam localizados fora e dentro do perímetro urbano, onde praticávamos todos os tipos de natação, incluindo-se ainda os saltos acrobáticos.

Naquela época ainda existia a opção de se ingressar no escotismo, que o saudoso bancário e amigo, José Gonçalves Brito, conhecido como Chefe Brito, funcionário do Banco do Brasil, fez renascer na cidade, possibilitando a boa formação dos jovens da cidade, que se transformaram em grandes cidadãos.

Eu cheguei a fazer parte do primeiro grupo de escoteiros sob o comando do Chefe Brito, mas como tinha que dar duro no trabalho para ajudar no orçamento familiar, acabei por me desligar daquele grupo. À título de clareza, informa-se que o fundador do escotismo em Jataí fora, o também saudoso, professor, Eleotério de Souza Novaes em época bem anterior.

Voltando novamente aos brinquedos, a gente também fabricava um outro que denominávamos de Friso, que consistia numa roda metálica de rolamento, geralmente com uns 20 cm de diâmetro, que era acionada por um arco de arame duro, encaixado na roda que conduzíamos manualmente com a maior desenvoltura pelas ruas da cidade.

Além desses, havia ainda os jogos com Bolinha de Gude, que brincávamos de várias maneiras, ora de Bole-Buque, ora de Carninha e Pé de Parede. Lembro-me de que as Bolinhas de Gude mais raras e caras eram as Paraguaias que tinham coloração diferente das comuns e tinham uma côr única, ou eram amarelas, vermelhas, brancas ou azuis. Paralelamente, conseguia arrumar tempo para dedicar-me ao futebol que na época era praticado no campinho dos padres agostinianos, que incentivavam as crianças na prática desse esporte bretão.

Muitos de meus colegas, conseguiram alçar vôo, chegando às equipes principais das melhores equipes do interior. Alguns desses jogaram em times profissionais. Eu, por exemplo, jogava na posição de meia-armador e consegui ser titular absoluto no Botafoguinho, no Vasco da Gama ao lado de Cleomar Fernandes(BCC); a quem o futebol jataiense muito deve e etc. e etc.etc. e na Associação Esportiva Jataiense todos de Jataí. Treinei e joguei no Goiás Esporte Clube(1.960) e Goiânia Futebol Clube(1.967), ambos da cidade de Goiânia.

Quando vejo as crianças atuais brincarem com seus brinquedos eletrônicos sofisticados, como, por exemplo, o “Playstation” e outros assemelhados que são coqueluches do momento, tenho pena delas, pois sei que estão pagando o alto preço da modernidade. Além disso, a violência sempre crescente em nosso país, faz com que as crianças, por motivo de segurança, permaneçam trancafiadas em apartamentos ou em condomínios fechados, onde os espaços limitadíssimos, as inibem do pleno desenvolvimento físico e mental.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 09/01/2009
Reeditado em 29/04/2013
Código do texto: T1375180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.