Burocracia Encalacrada!


Muitos de nós, já enfrentamos problemas de ordem burocrática, seja na compra de um carro, e aqui quero ressaltar, que a Constituição prevê insenção de IPI para diversos casos, se você se inclue em um deles, a burocracia é muito maior, mas não deixe de lutar-Direito é Cidadania.

Vamos aos demais casos, IPVA, Imposto de renda, aqui outro parênteses, se alogo aconteceu e você não enviou via internet, e o seu banco cometeu um erro no lote,você vai penar um bocado, para provar à Receita Federal, que o erro não é seu.

E a Saúde Pública? graças a Deus, não dependo dela, senão já estaria morta.Uma única vez que precisei , a experiência foi terrível.E eu só precisava passar por uma avaliação do médico do "SUS", para que o mesmo respaldasse, a receita dada pelo meu médico particular.

Conto isso, porque é um direito inalianável, de todos os portadores de mal incurável tipo:hepatite C, AIDS, cancer malígno, entre outros, receberem do "SUS" os remédios necessários para o controle da doença.Remédios estes, bastante caros, a maioria deles ainda importados.

Enquadro-me no caso.Pois bem, fui a tal consulta com o médico do "SUS" , que deixou-me contar todas as minhas mazelas(que odeio repetir) e me perguntou:"O médico que operou a senhora é de Curitiba?" Respondi que sim, o mesmo médico que operou minha mãe do mesmo mal a quatorze anos atrás, e ela está aí, muito bem.

O médico do "SUS" então disse-me:"Sinto muito, a senhora deveria ter procurado um médico na sua cidade, como é outra unidade da federação, os protocolos são diferentes e eu não posso ajudá-la”.

Naquela época, eu encontrava-me, frágil demais, não discuti, não argumentei, apenas sai, no caminho para a casa , pensei na sigla "SUS"-Sistema Único de Sáude-...único.

Ao encontrar-me melhor, não desisti, pois havia acabado de ler um livro chamado "Câncer-direito e cidadania", onde a autora, mostra todas as leis, e são várias, que dão proteção ao indivíduo que encontra-se em tal situação.

Só restava apelar para o Ministério Público, e o fiz, através da Procuradoria da República.
Neste mês, faz um ano que entrei com a ação, dias atrás me chamaram , para pedir um laudo mais atualizado, como se quem tivesse um carcinoma malígno, pudesse alterar o laudo para carcinoma benigno.Mas para ficarmos em paz, fui à Curitiba, e meu médico, novamente descreveu meu
estágio da doença, com todos aqueles códigos, remédios necessários e tudo mais.

O processo está pronto, e será apreciado pelo Juíz, provavelmente nos próximos meses.O que me leva a pensar, se nesse ano crucial, eu não tivesse recebido ajuda da família e de amigos, e comprado os remédios necessários, sei que não estaria mais aqui, e o resto do povo?do nosso sofrido povo? que não sabe a que instância recorrer?

Desculpem-me por mais esse desabafo, mas além da doença , a burocracia encalacrada, quase me leva à loucura.