## promessa ##

- Eu não prometo!

Pronto, é isso. Detesto promessas. Primeiro porque não sei o dia de amanhã, segundo porque não sou doida, pois segundo Ariano Suassuna, quem tem idéia fixa é doido e quem promete acaba ficando com idéia fixa pra conseguir o prometido. Pior, quando não consegue fica frustrado.

Assim, não me decepciono e nem decepciono outras pessoas. Santo então, nem se fala, vou lá prometer nada aos santos!

- Se conseguir minha promoção, vou passar um ano sem tomar Coca-Cola.

Putz, me desculpem, mas acho uma baboseira! Que grande coisa prometeu ao santo. Ele tá pouco preocupado com sua celulite, sua gordura, sua bobagem. Que vantagem trará para humanidade você deixar de tomar qualquer coisa.? Ao contrário, neste caso o benefício será em prol de si próprio. Ah! Pelo amor de Deus, é muita bobagem.

Aja. Isso sim. Faça alguma coisa boa, sempre e um dia será merecedor daquilo que almeja. Mas não esqueça: lute meu amigo, lute mesmo para conseguir o que quer, esse negócio de pedir é muito feio, nada vem de graça não viu? Nunca consegui nada na vida sem muito esforço.

Peço saúde, peço proteção e disposição, o resto já é pedir demais. Comecei a trabalhar cedo porque não gostava de pedir nada nem aos meus pais. Outra coisa, essas trocas parecem politicagem. Vou lá ousar trocar nada com Deus! É se achar muito né?

Jurar então, nem se fala.

- Eu juro por Deus!

- Juro pela alma do meu pai!

O que é que há? Se quer jurar jure, mas jure por si próprio ou já estará desbancando sua dignidade. Outra coisa, se precisa jurar é sinal de que sua palavra não tá com nada, nesse caso é melhor mandar o desconfiado ou desconfiada às favas.

Já temos que conviver com muitas promessas políticas e, pelo que vemos, geralmente é um desastre.

Pois é, eu NÃO PROMETO.