TRISTE PÁSCOA
Guida Linhares

Quer saber o nome dele? Pode ser Pedro, Paulo ou Joaquim, igual a tantas outras crianças, contudo com uma única e real diferença: as outras neste exato momento, estão saboreando seus chocolates, com os olhinhos brilhando e os dedos lambuzados, sob o olhar feliz de papais e mamães que correram para comprar os presentes tão desejados da Páscoa, os divinos ovos de chocolate.
Mas sabemos que há muitos que não conseguiram presentear, simplesmente porque não tiveram dinheiro para realizar esta façanha, que é tão simples para aqueles que podem, e tão difícil para aqueles que não tem dinheiro, nem para a sobrevivência básica, já que temos tanto desemprego no país e uma injusta distribuição de rendas.
Sim, vocês vão dizer que sempre há um jeitinho, que todo mundo compra, nem que seja um ovinho, que a Páscoa é festa de celebração cristã, que o ovo é secundário, mas gente... criança se deleita com isso, com os presentinhos seja de Natal, dia da Criança ou Páscoa. Já é uma tradição e então aquele menino que nada ganhou, que até entende o porquê, mas certamente vai abrigar em seu coraçãozinho a tristeza de não estar degustando um chocolate, igual às outras crianças. Talvez lá no fundo dele mesmo se pergunte:
- O que eu fiz para merecer isto? Porque comigo tudo é diferente? Porque não posso ser igual aos outros?
E as perguntas vão fazendo marcas em seu ser, pois não encontra respostas, por mais que procure em torno de si, uma vez que depende integralmente das condições em que vive, muitas vezes terríveis e massacrantes. Mas ele sempre sobrevive, de uma maneira ou de outra, seja tornando-se um cidadão capaz ou ainda trilhando os caminhos do ilícito, das contravenções e da violência, porquanto dependendo do aprendizado do percurso, fará suas escolhas conforme seu livre arbítrio e as oportunidades que surgirem, quem sabe sorte ou destino, quem sabe missão pré-escolhida, mas de toda forma terá que ser resiliente o suficiente para crescer e batalhar por um lugar ao sol e poder ser feliz como qualquer criatura deste mundão de Deus.
Que Jesus Cristo ressuscite em nossos corações, o desejo de fazer com que o espírito de fraternidade para com os menos favorecidos, se torne uma alavanca para motivá-los ao estudo e ao trabalho que dignifica o homem.
 
Santos/SP/Brasil
16/04/06
 
Google Imagens > Foto:  flipvinagre
 
&&&