Foi de arrepiar

O que parecia ser um jogo comum de basquete entre as equipes do Brasília e do Bauru realizado na capital federal na sexta-feira, 30/01/2009 e promovido pela NBB, acabou por ser um jogo daqueles que nunca se poderá esquecer, pois além do jogo em si em que o Brasília venceu o Bauru por 76 à 65, este evento tornou-se um marco na história do basquetebol brasileiro, principalmente porque foi comemorado o Jubileu de Ouro dos 50 anos da conquista do primeiro título mundial do basquete brasileiro acontecido no Chile em 1.959.

Logo no primeiro pedido de tempo, o jogo fora paralisado para ser feita uma justíssima homenagem aos heróis campeões mundiais que naquele longínquo 1959 conquistaram para o Brasil o título de Campeão Mundial de Basquete. Para receber os troféus em alusão ao jubileu compareceram alguns participantes daquele epopéia que foram efusivamente aplaudidos de pé pelo público presente no Ginásio da CEB em Brasília. Dentre eles compareceram o grande, Edson Bispo; Boccardo; Jathyr; Wlamir Marques; Pecente e a esposa e o filho do atleta Rosa Branca, falecido recentemente. Ao ser entrevistado pelo Globo Esporte, Pecente, um dos heróis daquela época, afirma: “Passa um filme na sua cabeça ne? Quando você jogava era aquela vontade de jogar o basquete, mas é assim mesmo, o tempo passa e novas gerações, surgem. As coisas vão se renovando...”

Embora tenha gostado da homenagem, acho,dentro de minha visão estritamente pessoal, que esses heróis, verdadeiros desbravadores do basquete nacional, agora já com os cabelos embranquecidos pelo tempo, merecem muito mais pela significância do que conseguiram realizar.Fica então registrada aqui minha sugestão às autoridades constituídas do país, no sentido de se dar maior valorização e divulgação a esses excepcionais brasileiros, que em solo distante elevaram o nome do Brasil no mais alto do pódio esportivo mundial.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 01/02/2009
Reeditado em 01/02/2009
Código do texto: T1415951
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.