## Plutóide???###


O mundo muda com uma velocidade espantosa. De repente lembramos que algumas coisas que aprendemos mudaram completamente (e olha que nem faz tanto tempo).

Quando penso no tempo que perdi decorando coisas que jamais precisei usar pra nada, fico indignada (sem ser baiana). Pior, é que quando preciso, como agora, esqueço que o que aprendi mudou. Simplesmente mudou. Assim, de repente.

Esta semana estava  estudando os planetas com meu filho quando tropecei na peste do Plutão. Pôxa, quantas vezes eu repeti em voz alta (era assim que eu decorava): Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão? Um saco. Mas tinha isso, quando eu decorava, jamais esquecia, tanto que hoje, não tem santo que me faça dizer esta listinha de planetas do bendito Sistema Solar  sem o Plutão. Na verdade eu tinha uma simpatia especial por ele (tenho sempre peninha dos últimos da fila). Claro, não sou tão alienada assim, sabia que ele havia saído da lista, mas simplesmente não conseguia dizer a lista sem ele. Simples.

Peço pra ele repetir:

- Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Ops! Falei. Não tem jeito. Antes mesmo de desculpar-me:

-Mãe, não tem mais Plutão.

-Desculpa filho.

- Plutão agora é um Plutóide.

- Um o quê?

- Plutóide.

Olha, já ouvi falar em debilóide, tablóide, etc... mas plutóide pra mim é novidade. Que meu amigo não faça mais parte do Sistema Solar, tudo bem, mesmo insistindo na minha decoreba, mas ser humilhado dessa forma, paciência.

Vamos lá:
 
WIKIPÉDIA:

Plutóides são corpos celestes em órbita em torno do sol a uma distância maior que a de Netuno, que possuem massa suficiente para adotar uma forma em equilíbrio hidrostático (isto é, uma forma próxima à esférica) e que não limparam a vizinhança em torno de sua órbita. Em junho de 2008, havia apenas dois plutóides conhecidos e nomeados, Plutão e Éris. Em julho daquele ano, a União Astronômica Internacional (UAI) acrescentou à lista o plutóide Makemake e em setembro, o plutóide Haumea. Espera-se que outros plutóides venham a ser designados à medida que a ciência avance e novas descobertas sejam feitas.

Assim, qualquer corpo celeste que seja ao mesmo tempo um planeta anão e um corpo transnetuniano é considerado um plutóide.


Beleza. Obrigada, Wikipéia. Meu amigo Plutão agora é um Plutóide (descaradamente rebaixado). Mas no fundo eu pressentia que isso ia acontecer, ele tinha um jeitinho carente de quem um dia ia ser dispensado, sabe como é? Por isso que eu tinha uma queda por ele.

Bem, devaneios à parte, quis apenas expor esse lado cômico da decoreba em relação à velocidae das mudanças no mundo.

Nas feiras Anuais de Ciências, até meus 14, 15 anos, decorava tudo. Era engraçado que, quando alguém perguntava algo, tinha que começar novamente (rsrs), taí o motivo do Plutão ainda estar na minha lista, vai ver que se eu tirá-lo de lá, vão todos juntos (rs).