O que é escrever?

Escrever, v.t. Redigir; compor; rabiscar; garatejar. (part.: escrito)

Dicionário escolar da língua portuguesa. 3.ed.; 1960.

De acordo com o significado denotativo da palavra, citado acima, ela aparenta ser uma espécie de jogo, arte ou até mesmo um sistema pronto de frases feitas e pré ditadas. Com a escrita na prática, isso não acontece na maioria das vezes, ela se transfigura de uma maneira tridimensional na mente do seu leitor.

Podemos afirmar que ela se plastifica, ou seja, toma forma de quem a lê, molda-se aos parâmetros convencionais e pessoais de cada leitor, mas assim mesmo chega a algum lugar.

As letras, ou melhor, os fonemas são apresentados de acordo com a norma culta da língua, mas mentalmente eles se dissolvem paradoxialmente em cada pessoa.

Desta maneira procuramos definir não em uma palavra, letra ou sílaba, mas em um significado amplo, o conceito e espécie de fato que existe na presença ambígua entre escrever e ler. Dois fatos que podem acontecer em dias, meses ou até séculos diferentes, mas que chegam a um mesmo ponto, independe indiretamente da interpretação pessoal. É um ponto onde se encontram o que se diz com o que se quer dizer. É a pura transmissão, reflexão e análise do que é escrever.

Ivan Reis
Enviado por Ivan Reis em 01/05/2006
Código do texto: T148425