DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Espera-se que neste dia, todos pensem a respeito, de como tem sido usado este bem tão precioso e tão necessário para a continuidade da vida neste planeta. Dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido, mas apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável, ou seja, própria para o consumo. Nós, ao que parece, não estamos cuidando como deveríamos deste bem natural. Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Algumas pessoas insistem em continuarem, por exemplo, jogando lixo nos rios e lagos. Assistem televisão, são informados o que este comportamento acarreta. Mas agem como se não soubessem, ou talvez por pensarem que se realmente acabar a água, vai demorar muito tempo ainda, e provavelmente, já não estarão por aqui. Então, não é problema delas. É o tão habitual e nocivo pensamento, que infelizmente cada vez mais predomina nos habitantes deste planeta. É o egoísmo tão em moda, que dá razão para tantos comportamentos insensatos e irracionais nos dias atuais. Se continuarmos tratando com desleixo, usando de forma irracional, num futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial. Sabemos disso, mas continuamos agindo como se não fosse da nossa conta. A água é imprescindível para a vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não existe vida. Ela é insubstituível na agricultura. Sem ela, os vegetais morrem. O gado não resiste sem água. Ela é fundamental para nosso organismo. Temos sede, precisamos de água potável! Usá-la de forma consciente, ter cuidado com este bem tão precioso é uma necessidade vital. Mas, continuamos fazendo de conta que ignoramos isso, ou talvez, agimos com desleixo, por mera conveniência. Temos vários hábitos de consumo que acarretam desperdícios monumentais. O conserto de uma torneira pingando, é tão simples. Mas tantas vezes, por preguiça, não tomamos providência alguma. E o prejuízo com este desleixo, é imenso! Quem lava a calçada da casa uma vez por semana, por quinze minutos, joga fora trinta e seis litros de água limpa. E a maioria destas pessoas, não gasta apenas quinze minutos neste comportamento insensato. É comum, aproveitarem este momento de não sei que nome dar para tanta insensatez, para colocarem o papo em dia com a vizinha, observarem o movimento da rua, pensarem na vida... E a torneira aberta, a água jorrando livremente pela mangueira, e o planeta sendo prejudicado. Por ignorância. Por total irresponsabilidade. Inconseqüência! Não consigo encontrar a lógica de se insistir em lavar a calçada. E menos ainda, quando vejo alguém fazendo isso em dia de chuva!! Com a vassoura hidráulica!!Ser humano consegue tantas vezes, demonstrar tanta irracionalidade!É de fundamental importância, usarmos a nossa capacidade de raciocínio, para que, através de atos responsáveis e conscientes possamos assumir o papel que cada um de nós desempenha no bom funcionamento deste planeta que habitamos. Pequenas mudanças, se forem feitas por muitos de nós, podem desencadear grandes resultados. Temos hábitos de desperdício criados por nós, portanto, assim como os criamos, podemos também extingui-los. Temos que cuidar do nosso planeta, se não for por ele, pelo menos que seja por nós, pela viabilidade da nossa existência. Pelos nossos filhos, netos. Pela geração futura, que também merece desfrutar dos benefícios que desfrutamos neste nosso maravilhoso planeta. Sem água, a possibilidade de vida desaparece da terra. Esta água que inúmeras vezes usamos com tanta irresponsabilidade e inconseqüência como se ignorássemos a realidade de que ela não jorra de uma fonte inesgotável.

Não condiz com a nossa condição de seres racionais, insistirmos em mantermos estes inconseqüentes e irracionais atos de desperdício.

Francisquini
Enviado por Francisquini em 21/03/2009
Código do texto: T1498999
Classificação de conteúdo: seguro