Setúbal - Portugal - Terra de Bocage

(Série: Viagens)



Visitei a terra do poeta Manuel Maria Barbosa L'Hedoux Du Bocage (foto acima), onde tudo leva a ele, a poesia está no ar de Setúbal.

Cidade histórica, portuária,com uma orla bastante movimentada , cheia de bares, onde se serve um prato típico chamado "Choco frito", que fica ente a nossa lula e o polvo, por sinal uma delícia.

Defronte a marina, a praça de praxe, com um belo coreto, com uma cúpula verde belíssima, só cobiçava ver uma banda ali tocar, aí seria a perfeição.

O Porto de Setúbal é um dos maiores portos do país, entrandop navios com várias bandeiras de países diferentes.

Dali a travessia para a península de Tróia, é feita por ferry-boat, pois atravessa-se o Rio Sado, aliás por causa desse rio, Bocage também era conhecido por "Elmano Sadino".
Ao atravessar o Rio Sado, e ao chegar a península de Tróia, que é constituída basicamente de areia, pois se percorre a península vendo o Rio de um lado, e o mar do outro lado.

Paisagem belíssima.

Só que o homem , já lá chegou, e no começo da península, um empreendedor , comprou-a para fazer um grande complexo turístico.Tenho esperanças que mesmo assim não disvirtue algo tão belo.

E assim continuamos a viagem, que aos poucos contarei...



Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão de altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno...
****************************************Manuel Maria Du Bocage