A vida

-O que é a vida? A vida é, para alguns, um caminhar de esperanças. Um fluir de um rio do nascedouro à foz, para outros. Um determinismo insofismável. A vida humana é uma incrível e contínua jornada do homem a procura dele mesmo. -Afinal, para que e por que estamos aqui? Claro que haverá sempre a explicação divina que satisfaz aos espíritos mas não amaina os clamores da razão. Mas, já diziam: há razão para a razão? Desde que o homem é homem que procura entender esse mistério. E por não entendê-lo inventou as religiões e os credos.

-Qual o propósito da perpetuação das espécies? Por que devo me reproduzir e para que? Vivemos basicamente para satisfazer dois desejos: a fome e o sexo. Tudo o mais é retórica e filosofia. Todo o teatro da existência humana, a história da humanidade, assim como toda a vida da face da terra são regidos por essas duas forças.

Por que as coisas e os seres existem? A constatação da existência pressupõe a consciência humana, ou seja, sem o homem para racionalmente confirmá-la qual a sua importância ? Shakespeare nos dizia: ser ou não ser, eis a questão! E a frase célebre continua atualíssima.

Assistimos hoje a um cenário mundial de destruição desenfreada da natureza. A floresta amazônica sendo derrubada e queimada sem dó, nem piedade, sob os olhares complacentes das autoridades. A camada de ozônio sendo destruída por emissões gasosas inconseqüentes que também criam o efeito estufa, responsável pelo aumento da temperatura global. Os mares e os rios sendo envenenados pelos dejetos industriais e domésticos. A população mundial crescendo desordenadamente e ocupando mais e mais espaço, restringindo o habitat natural dos animais selvagens. A biodiversidade está ameaçada e, como ela, também está ameaçada a espécie humana. Como um câncer que invade e dissemina-se pelo organismo até matá-lo, eis a humanidade para a natureza. O homem é o arquiteto da sua própria destruição.

Edmar Claudio
Enviado por Edmar Claudio em 06/05/2006
Código do texto: T151190
Classificação de conteúdo: seguro