CORAÇÃO CRISTALINO!

A mente tortuosa e colorida pelo desejo é fonte de inúmeras ilusões e conflitos. Muitas são as formas do desejo: ambição, cobiça, ganância, apego, domínio e assim por diante. Conforme dizem os Mestres de Sabedoria, a mente é dupla: impura sob a oscilação do desejo e pura quando livre de seu controle. Somente a mente pura tem indicações da verdade. Penetrando no coração de todas as coisas ela desenvolve a compaixão e expressa-se espontaneamente na reta da ação. Ao contrário, a mente impura é entrelaçada com o desejo de maneira tão intricada que não consegue ver claramente, nem sabe como agir. Estar cego e confuso, ambicioso e dominador é fonte de enorme sofrimento. O ensinamento-sabedoria sempre enfatizou a necessidade de purificar a mente de desejos egoístas, não somente como um requisito para trilhar a senda espiritual, mas também para construir a estrutura de uma sociedade saudável. O indivíduo e a sociedade são um. O comportamento de cada indivíduo modela a sociedade elevando-a ou degradando-a, conduzindo-a à desintegração ou a uma civilização. Por outro lado, as influências que atuam na sociedade repercutem nos indivíduos, condicionando suas vidas e suas ações. Portanto, expurgar da mente o desejo egoísta é um requisito para o progresso individual e social. Em a Voz do Silêncio, quando se pergunta ao Instrutor "O que devo fazer para atingir a sabedoria?" a resposta é "Procura o teu própio caminho, mas ... limpe teu coração antes que comeces tua jornada; necessário se faz ter um coração cristalino".

Paz Profunda!!!

nova era
Enviado por nova era em 07/05/2005
Código do texto: T15463