AS ESCOLHAS DE LUIZ FELIPE SCOLARI

O seleccionador da equipa nacional portuguesa divulgou ontem os vinte e três escolhidos para o mundial 2006 da Alemanha. Uma escolha que não colheu ninguém de surpresa, visto o polémico treinador não ser muito dado a surpresas nem a influências exteriores, conforme é reconhecido.

Mesmo assim, causou alguma polémica o afastamento do ponta direita Quaresma dos convocados, pois este jogador do F. C. Porto foi eleito o melhor jogador português a actuar em Portugal esta época. No entanto o jogador está convocado para a selecção sub 21 que vai disputar dentro de dias o Europeu da categoria e é visto como jogador fundamental para tentar a conquista do título.

Nos eleitos, posso sempre adiantar, para quem não conhece a selecção nacional portuguesa, que na baliza nada de surpreendente. Na defesa, apenas o pormenor de terem sido escolhidos somente sete defesas. No meio campo é onde a equipa tem mais jogadores, muitos deles com pouca rotina de jogo, visto que Costinha está sem jogar há vários meses; Manhiche pouco tem jogado no Chelsea e Petit não fez uma grande época no Benfica. Nas alas estão as vedetas da equipa, como o famoso Luís Figo - em final de carreira -a ter ainda pormenores que podem desequilibrar; no outro flanco está o imprevisível Cristiano Ronaldo, do Manchester United, capaz dos pormenores mais deliciosos, mas muito dado a vedetismos próprios da sua juventude; o previsível suplente deles -Simão Sabrosa - acabou a época em baixa de forma, mas quando está nos dias sim, é um jogador extraordinário. No ataque temos o experiente Pauleta, o melhor goleador de sempre da selecção das quinas, e ainda Nuno Gomes e Hélder Postiga, jogadores a ter em conta.

Da selecção portuguesa tudo se pode esperar, eu por mim não estou muito confiante - embora lhes tenha sorrido, aparentemente, o grupo mais fácil das eliminatórias - visto os portugueses serem capazes do melhor e do pior.

De qualquer modo, e em especial para os meus amigos brasileiros que, ao que me parece, pouco conhecem da realidade portuguesa, sempre adianto alguns jogadores a ter em conta na selecção nacional portuguesa:

O lateral Miguel, estando em forma é um jogador empolgante; os centrais Meira e Ricardo Carvalho são jogadores de grande craveira; o médio ofensivo luso-brasileiro Deco, pauta com mestria todo o ataque da equipa; os pontas Figo, C. Ronaldo e Simão são jogadores de enorme talento; e no ataque existem três avançados bem experientes.

À atenção das senhoras: na nossa selecção existem alguns jogadores de grande beleza (custa-me admitir!...Brrr): Os centrais acima referidos, Cristiano Ronaldo e principalmente Nuno Gomes. A conferir!

Espero que gostem desta minha crónica de simples curioso do futebol e, se o quiserem, posso voltar a falar do assunto.

Um abraço de desportista lusoooo!