A QUARTA DIMENSÃO

A QUARTA DIMENSÂO - Lillyangel

A palavra sempre foi importante para mim. Não a importância que deve ter para as pessoas de um modo geral, mas um valor vital, de sobrevivência mesmo.

Menina criada sozinha, num tempo sem televisão e com pouco divertimento, aliei-me às palavras vindas através dos livros, revistas e jornais. Num lar de poucos recursos não faltavam as revistas O CRUZEIRO, o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO e até o DIÁRIO OFICIAL. Com esforço meu pai mantinha uma assinatura de todos eles. Preenchi minha solidão.

Gostava ainda de ouvir a conversa dos adultos, porque me fascinava o som articulado e sabia diferenciar quais das amigas de minha mãe tinham o discurso mais interessante. Meu pai gostava de conversar com os amigos sobre Política, História e Geografia. Dava verdadeiras aulas que incluíam os fatos em si e a sua opinião. Ele possuía muitos livros e lia muito. Era um homem culto.

Mais do que qualquer ato é a palavra a fonte que me gratifica, que me anima, que me suporta, que me salva. Foi com ela que comecei a ganhar algum dinheiro explicando as matérias aos meus colegas de classe.Depois montei um curso para alunos que iam prestar admissão ao ginásio. Muita gente hoje formada e realizada passou pelas regras e exceções da Língua Portuguesa, que eu explicava com muito empenho. E eu tinha quase a mesma idade deles!

Depois, professora formada, ela me garantiu o sustento como meu maior e melhor instrumento de trabalho. E , paralelamente, comecei a escrever para jornais e cada vez mais tenho a certeza do bem que a palavra me traz. Com ela o mundo é meu. Nada me faz melhor do que um bom papo, seja ao telefone, na Internet, ao vivo, por carta.

Assim a vida foi indo e eu fazendo da palavra lida, dita, ouvida ou pensada a minha melhor companhia.

É ainda com as palavras que intervenho diplomaticamente nos confrontos da vida e nunca pensei que elas pudessem me ajudar tanto.

Procurei exaustivamente uma frase que resumisse tudo o que sinto pela palavra. Nunca achei. Acharam por mim. Em conversa informal minha filha comentou uma frase de Clarice Lispector. Estava ali, confisquei-a, seria minha também: “ A palavra é minha quarta dimensão.”

1/03/2006

Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 18/05/2006
Código do texto: T158291
Classificação de conteúdo: seguro