Eu Continuo Vivendo...Como Se Houvesse Amanhãs...

Viver como se não houvesse amanhã? não, obrigada. A despeito de todas as recomendações de livros de auto-empurra, pérolas de sabedoria oriental e calendários inspiradores com momentos de sabedoria, para mim não serve... Não quero o medo de que amanhã tudo se acabe, de que amanhã não sobre nada, a espada sobre a minha cabeça sinalizando a eterna efemeridade de tudo e de todos... Não quero o desespero do agora ou nunca, do tem que ser já, pra ontem, do assoberbamento do que está prestes a se exaurir, do revés à espreita, do confisco iminente...

Esse negócio de que na pressão todo mundo se apruma, faz o dever de casa, vive intensamente cada momento, aproveita cada nanocentímetro de vida, enxerga a beleza incomensurável em cada detalhe, dá valor às ordinariedades, aprende a amar o seu semelhante, o seu diferente, o seu conflitante e quem mais vier, porque a festa é sua, a festa é nossa, sinceramente, é um pé no saco...

E cá entre nós, ninguém aguenta viver assim mais do que uma semana.

Quero viver como se houvesse amanhã, sim, senhor... Como se houvesse amanhã e depois de amanhã e depois de depois de amanhã... Não para deixar de viver, mas para viver com a calma e o gozo que cada momento merece, sem pressa, sem sobressalto; Quero o amanhã para viver e reviver as coisas que construimos ontem, hoje, tudo que desejamos e sonhamos e que vai sendo elaborado devagar e que se hoje ainda não está perfeito, não faz mal, amanhã ou depois estará, se não desistirmos achando que pode não haver tempo hábil; Quero viver como se houvesse amanhã porque viver sabendo que amanhã existe nos apascenta, nos acolhe, nos abriga, nos protege, nos tranquiliza e nos redime e nos possibilita perceber e consertar - ou não - os erros de hoje.

Vivamos então todos como se houvesse amanhã, portanto... Que tenhamos coragem para isso, que tenhamos sempre força para encarar o fato de que continuaremos todos aqui, e depois e depois, colhendo os frutos de hoje, semeando de novo, apreciando o reflorescer da vida, todos os dias...

E todos os amanhãs.

Tânia Aranha
Enviado por Tânia Aranha em 09/05/2009
Código do texto: T1585268
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.