Educação?

A Educação vai muito além de meia dúzia de regrazinhas gramaticais, ou até mesmo de uma imposição militar onde o silêncio e a submissão são essenciais; educar não é reprimir; educar é implantar a consciência de liberdade total e geral, liberdade de expressão, de crença; educar é formar cidadãos que saibam lutar por uma sociedade mais justa, que saibam dizer NÃO quando se sentirem prejudicados; educar é transmitir controle emocional, é mostrar bom senso e bons modos, antes de cobrá-los; educar, em qualquer grau de ensino, mas principalmente no ensino universitário, onde o contato com a vida torna-se mais intenso, é formar formadores de opinião, pensadores, críticos.

A responsabilidade de um professor é tamanha, por isso é preciso que se saiba, realmente, o desafio que se tem em sua frente. Ter uma turma de alunos sob seu controle, sob sua responsabilidade é algo muito importante porque, naquele momento, aquelas pessoas estão com as mentes abertas para o que se vai transmitir, e é justamente nessa hora que o professor tem precisa ter a sabedoria para perceber que o seu ensino pode e deve ir além de simples citação e emprego de regras tantas.

Se os nossos professores tivessem consciência do poder que têm em suas mãos, se percebessem um pouco mais da vida além de um passo adiante, se deixassem a sua alto-estima de lado e buscassem uma educação também voltada para a vida, para a sociedade, poderíamos esperar uma melhoria das nossas precárias condições de sobrevivência. Mas, infelizmente, são poucos os profissionais que alcançaram esse patamar.

Uma sala de aula não é um quartel general. O silêncio não é a melhor saída. Todos os que conseguiram alcançar algum objetivo útil à sociedade conseguiram através de muitos gritos.

Os grandes homens da história nunca se calaram, mesmo que isso lhes custasse a vida. E ainda assim, em seus últimos momentos, defenderam os seus ideais, gritando-os àqueles que, embora fossem os maiores contemplados, assistiam a tudo imersos num silêncio profundo. O silêncio não é um mérito. Se hoje vivemos num mundo tão cruel e desumano é porque muita gente tem exercido, diariamente, um silêncio intenso e covarde.

Um professor é, antes de mais nada, um líder e os líderes não calam, não impõem, não humilham, não pré-julgam, não discriminam. Um líder comanda o seu povo consciente de que todos devem empenhar-se numa luta diária por uma sociedade mais justa, e para isso é preciso ser crítico, e para ser crítico é preciso esclarecer-se, e para esclarecer-se é preciso formar opinião, e para formar opinião é preciso falar, ser livre.

Cinthya Danielle dos Reis Leal
Enviado por Cinthya Danielle dos Reis Leal em 09/05/2005
Código do texto: T15904