Perdas Necessárias .

Desde o nascimento passamos por perdas. Perdemos o aconchego do útero. Perdemos a proteção materna. Perdemos a infância.

São as "perdas necessárias", discutidas de forma competente e profunda pela psicanalista Judith Viorst em seu livro lido e relido por mim.

Sempre tive medo de perder, principalmente as pessoas que amo. Quando criança meu terror maior era a morte dos meus pais e meu pai nos deixou quando eu tinha 25 anos.

Sofri outras separações. Perdi as idealizações românticas construídas durantes anos. Perdi as lentes cor de rosa e o mundo mostrou-se por vezes cinza, em outras coloridissimo.

Reagi e sobrevivi a todas as perdas. Atravessei períodos de ansiedades, chorei cachoeiras e alguns sonhos viraram pó.

Caí e levantei várias vezes. Não sem raiva, não sem mágoa, não sem constrangimentos, não sem dor.

O bom é constatar que todas as perdas vividas trouxeram-me ganhos em seu bojo. Só não vejo bem o que ganhei com a morte do meu pai. Quanto às demais já sei sei.

Eu poderia dizer que ao perder virei mulher e deixei de ser menina, mas o processo ainda não terminou. Continuo amadurecendo. Às vezes sou um mulherão, em outros uma menina mimada.

Este texto faz parte do Exercício Criativo Perdas e Ganhos.

Saiba mais. Conheça os outros textos:

http://www.encantodasletras.50webs.com/perdas_ganhos.htm

Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 01/06/2009
Reeditado em 12/06/2009
Código do texto: T1626333
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.