## MELHOR NÃO DIZER NADA ##

Eu sempre achei (e isso ninguém precisou me ensinar), que quando eu não souber sobre algum assunto, devo ficar calada. Assim não demonstro nem ignorância, nem dou falsas informações, muito menos corro o risco de parecer mentirosa.

Pena que certas "autoridades" usam as palavras sem medirem as consequências, aleatoriamente, contanto que demonstrem saber, que demonstrem uma certeza que na verdade não tem. Só que isso é perigoso, pode revelar um lado ignorante pouco admirável para alguns cargos de grande responsabilidade. Isso porque acaba com o resto da pouca credibilidade que tem.

Sendo assim, a infelicidade do  ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi total ao declarar que, pelo voo 447 da Air France ter caído na costa pernambucana, seria muito difícil encontrar restos dos corpos, devido à presença de tubarões.

Indignado, o presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão(Cemit), Fábio Hazin, disse ter sido "infeliz" e "absurdamente equivocada" a declaração do ministro e que "declarações como esta só fazem estigmatizar mais Pernambuco".

A distância de onde ocorreu o acidente para o litoral pernambucano é de mais de mil quilômetros. As espécies costeiras (tigre e cabeça-chata), comuns no litoral, não tem nada a ver com os encontrados naquela região (que são tubarões oceânicos, como o azul, galha branca e o lombo preto, segundo ele). Fauna completamente diferente.

Informações infelizes como esta não ajudam em nada. Vendo a impossibilidade de encontrar corpos, disse ainda: "Devemos lembrar que estamos na costa de Pernambuco, e todo mundo sabe o que estou dizendo".

São muitas as declarações a confundirem a mente dos que tentam acompanhar o trágico episódio, mas vamos com calma. As certezas ficam mais incertas. Agora revelam que, o que foi achado não era do 447. São muitas especulações e nenhuma certeza.

Mas seria bom que as pessoas medissem o peso das palavras antes de as pronunciarem.

Resta agora ele dizer que os tubarões de Fernando de Noronha, famintos, engoliram o avião e por isso não há vestígios de nada.

Vamos com calma...muita calma.... Sem desespero.