AMOR... quatro letrinhas que choram

AMOR... quatro letrinhas que choram.

- Tere Penhabe -

Eu me lembro que na juventude, pelas contracapas de cadernos, a gente escrevia uma daquelas quadrinhas antigas, bem rimadinhas, com algo parecido com isso: "Amor... quatro letrinhas que choram".

Infelizmente não me lembro dos outros versos da dita quadrinha, mas lembro-me perfeitamente que não conseguia atinar com o que seria o choro do amor. Afinal, um sentimento tão bonito, tão forte, poderoso... chorar, por que? Hoje eu sei... Bem diz o ditado popular: vivendo e aprendendo...

E aprendi que o amor chora por ser usado indevidamente, por ser enxovalhado por pessoas sem caráter, que usam essa palavra para galgar degraus de forma questionável na vida. Pessoas que eu chamaria de "pusilânimes", que se apaixonam por três, quatro, cinco e até mais mulheres ao mesmo tempo, até que uma lhe acene com o cifrão nos dedos. Para quem não sabe, refiro-me ao símbolo do DINHEIRO, vil metal, cascaio, dindim... e afins.

Essas pessoas são seres fracassados, que não sabem lutar por seus sonhos e acreditam, erroneamente se diga, que debruçando suas carcaças nojentas em mulheres bem situadas financeiramente na vida, vão adquirir talento... Quanta ingenuidade! E ser ingênuo na terceira idade, é incoerência. Então eu diria: quanta safadeza!

Numa prosa sobre esse tema outro dia, uma das mulheres vítimas da paixão de um desses homens, me disse:

- Você está delirando, Tere! Essa mulher é uma velha...

E eu lhe respondi:

- Querida amiga, nos tempos atuais, para alguns homens, as mulheres não têm mais idade. Elas têm ou não: dinheiro!

Que triste verdade! Eu preferia estar enganada, mas infelizmente a gente só se engana sobre o bem. Sobre o mal, parece que tudo que dizemos, torna-se profecia. E essa foi uma delas...

E quem paga o pato é o ... amor! Ah, pobre rico amor! Que estranho conceito estão lhe dando, meu querido... amor!

Eu já quis ter poder, escrevi isso numa prosa poética. Quis ter poder para curar quem eu amava. Hoje, eu queria ter poder novamente, mas não é para curar ninguém. E sim, para travar a língua dos cafajestes que usam a palavra amor para ganhar dinheiro, posição, bem estar na vida.

Trabalhando é muito mais fácil. E incontestavelmente mais digno

Santos, 01/06/2009

www.amoremversoeprosa.com

http://artculturalbrasil.blogspot.com/2009/01/terepenhabe.html