Superação

Sentia-me contente e ansiosa com o início das aulas na Faculdade, no Curso de Letras, em 2007. Nas primeiras semanas às atividades seriam no Laboratório de Informática, precisávamos conhecer os procedimentos para acessar e participar do Fórum, enviar trabalhos , salvar material didático, documentos, slides, verificar histórico, trocar e-mails com a Tutora e colegas.

Instalada confortavelmente com um computador a minha disposição, logo constatei minha total falta de habilidade em digitar um simples texto: o mouse lembrava uma tartaruga pesada e teimosa, o teclado parecia ter vontade própria... Podia imaginar um sorriso irônico desenhado na tela do computador, cada vez que tentava fazer algo e não conseguia.

Posso dizer, que minha inclusão digital além de ser uma grande queda no abismo virtual foi ao mesmo tempo, desastrosa e um pouco engraçada; parecia que a coordenação motora havia tirado férias! Sentia a mão e o braço pesados, desajeitados. Por exemplo, enquanto o professor ditava um pequeno texto eu só conseguia escrever a primeira letra do meu nome VVVVVVV... Já sabia qual tecla deixava a letra maiúscula, mas ainda não sabia como “apagar.”

No final desta aula difícil e embaraçosa, fiz a inscrição para o Curso de Word Básico, mas antes conversei com o professor para ter certeza de que o Básico era bem básico mesmo... No início, às aulas de Informática foram cansativas, precisava anotar cada etapa, a função de cada tecla, porque logo esquecia. As barras de ferramentas do Word e do Power Point me lembravam um painel de controle de avião. Cheguei a sentir dores no braço e nas costas, pois em casa repetia os exercícios.

Durantes os meses seguintes, com bom humor comemorava cada pequeno progresso que conseguia e, em pensamento ria das dúvidas e das muitas perguntas que surgiam. Como precisava pesquisar na Internet e digitar muito textos, fui melhorando, com a prática, a apresentação dos trabalhos.

Gosto de livros impressos, de sentir a textura de suas páginas, de contar com sua presença amiga sempre que preciso, mas por meio do computador descobri um mundo novo de amizades, informações e imagens, uma verdadeira superação!