Independência, 13 letras, 13 Colônias...

No ano de 1776, em 4 de julho, as treze Colônias Britânicas; Maryland, Delaware, Virgínia, Geórgia, Nova York, Massachusetts, Nova Jérsei, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Pensilvânia, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut, fizeram a Declaração da Independência.

Muitas transformações políticas, e sociais ocorreram nesses 233 anos de Independência, principalmente, após a Segunda Guerra Mundial, exercendo grande influência econômica, científica, tecnológica e cultural no mundo. Apresentando uma população multicultural que enriquece e amplia suas tradições. Quanto à Educação a taxa de Alfabetismo no país é de 97%.

A influência cultural estadunidense pode ser observada, principalmente na música, na televisão, no cinema, nas Artes, na moda, nos esportes e também na culinária. Na literatura podemos destacar o genial Edgar Allan Poe (1809-1849) escritor e poeta pioneiro da Literatura Americana, autor de “The Raven”. Um dos precursores do gênero de ficção científica e fantástica modernas: “Tudo o que vemos ou parecemos/ não passa de um sonho dentro de um sonho.”

As contribuições dos Estados Unidos são importantes, entretanto, com qualquer nação têm em todos os segmentos da sociedade exemplos positivos e negativos. Faz-se necessário que cada país mantenha sua identidade cultural, respeite suas tradições. Somente com informação e o desenvolvimento de uma consciência política e social, podemos combater o antiamericanismo e suas consequências, entre elas o preconceito.

Quanto às coincidências os nomes Estados Unidos e do escritor Edgar Allan Poe, também possuem o mesmo número de letras, treze...