O Dito disse ao Popular

“As aparências enganam” e “a pressa é inimiga da perfeição”, por isso “Antes tarde do que nunca” eu preciso dizer que “a grama do vizinho é sempre mais verde”, já que “a boiada só engorda aos olhos do dono”, pois “em terra de cego quem tem um olho é rei”. Mas também, “quando os olhos não vêem, o coração não sente”, definitivamente “dinheiro não traz felicidade”. Mas cuidado, “coração dos outros é terra que não se anda”, e “quem se mistura com porcos, farelo come”! Ou seja “Diga-me com quem andas, que eu te direi quem és”, “de boas intenções o inferno está cheio”.

Eu aviso porque “uma mão lava a outra” e “a união faz a força, já que é “muito melhor um passaro na mão do que dois voando”, pois “passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo”!

“Malandro é o pato, que entra na água e não molha o rabo”, já que “em terra de saci, uma calça veste dois”. A vida é assim mesmo, “quem não tem cão, caça com gato”, mesmo sabendo que “gato escaldado tem medo de água fria”.

Mas fazer o que, “é mais fácil levar um burro ao mourão, que um ignorante a razão”, já que “de médico e de louco, todos temos um pouco”.

“Cavalo dado não se olha os dentes”, pois é óbvio que “quem tem boca vai a Roma”, bem quieto é claro, “pois em boca fechada não entra mosca”, e “muito riso é sinal de pouco siso”.

“Pimenta no cú dos outros é refresco”, “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, por “onde passa boi passa a boiada”, e “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

Comigo é assim “casa de ferreiro, espeto de pau”...“filho de peixe, peixinho é”...mas hoje “eu to mais por fora do que bunda de índio”, mas também “até explicar que focinho de porco não é tomada”!