Greeling?

Recentemente, a citricultura tem combatido intensamente um forte inimigo: o greening. Mas não é de hoje que na política brasileira, deparamo-nos com um muito inimigo mais destrutivo, que até já recebeu nome similar: o greeling! A diferença é que a sociedade ainda não se mobilizou totalmente contra essa praga, causada pela bactéria Candidatus Electus. O greeling (neologismo associado à “grilagem” de verbas) é transmitido por eleições diretas e de forma “democrática”. Uma vez instalada no sistema público, dilapida rapidamente seus cofres e se pode propagar por hereditariedade, por enxertia de testas-de-ferro e semeadura de bons “laranjas”. Daí, mais uma vez, a proximidade com a praga da citricultura.

Sintomas: Inchaço da máquina pública, acobertamento de atos secretos, excesso de cargos de confiança, nepotismo direto ou cruzado, terceirizações desnecessárias, redução nos investimentos públicos, superfaturamento de obras, distribuição de mensalões, fraudes licitatórias, concursos públicos fajutos, protecionismo e perseguição eleitorais, comprometimento da folha de pagamento e outros sintomas graves, mas imperceptíveis ao contribuinte, que só percebe a gravidade da doença, depois que se revela escandalosamente o estrago, custeado por ele.

Prevenção: Existem duas formas de prevenção, ambas em longo prazo. A primeira delas é a conscientização, contudo, não se tem demonstrado eficaz, desde a queda da ditadura militar. A segunda e mais agressiva forma de erradicação do greeling é sazonal e acontece somente de quatro em quatro anos. Nessas épocas, munido de título eleitoral, o cidadão consciente e comprometido com a coletividade, comparece às urnas e nocauteia com o voto direto, esse mal que há séculos corrói as vísceras da nação.

Informações: Se você quer saber mais, pode acionar o MCE - MINISTÉRIO DA CONSCIÊNCIA ELEITORAL, DAS BOAS PRÁTICAS POLÍTICAS E DO FUTURO DA NAÇÃO, na pessoa do Sr. Ministro Concursado, José Brasileiro Decêncio do Renascimento. Se preferir, o leitor pode consultar sites como: www.transparenciabrasil.org.br e de outras organizações não-governamentais de combate à corrupção.

Sérgio Silva
Enviado por Sérgio Silva em 18/07/2009
Código do texto: T1705871
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.