Problemas? Ainda bem!

Outro dia desses enquanto eu gerava um boleto bancário, o cliente à espera conversava com o pessoal de vendas sobre a crise. Entre um palpite e outro, ele me prende a atenção com uma parábola que me pareceu tão interessante que decidi compartilhar:

“D.Crise fez contato com o ministro da Fazenda para avisá-lo que estaria visitando o país e que quando fosse embora levaria consigo 2% do PIB. Então, no tempo combinado lá se foi D. Crise e feito o balanço, eis que 20% do PIB fora junto. Indignado o ministro liga pra D. Crise e esbraveja: Combinou levar 2% e levou 20%?

E D. Crise responde: eu cumpri o combinado. Só levei os 2% que avisara. Os outros 18% quem levou embora foi o pessimismo de sua nação.”

Não sei de onde ele tirou esta parábola, mas bem certo que achei interessante. O pessimismo tem um poder inimaginável. Se havemos de analisar prós e contras de uma situação, a raiz da palavra problema a coloca como pró, embora nossa visão geral raramente seja esta. Ter um problema diante de si pode levar a maioria ao desespero e desencanto quando na verdade olhando por outra ótica, vê-se uma oportunidade de crescer. Sim. Você é desafiado a achar uma alternativa para solucionar e isso por si só é positivo. Aprende-se algo novo, o que resulta em crescimento, avanço. Pegando carona neste pensamento, lembrei-me de tempos em que lecionava... Minha disciplina predileta era matemática e até hoje, por mais que a metodologia de ensino tenha mudado, os problemas em matemática continuam sendo uma forma excelente de dominar as quatro operações. Então, o detalhe que faz a diferença é a forma que encaramos um problema. Os desafios ajudam a construir porque nos obrigam a buscar soluções. Grandes desafios podem nos fazer gigantes se tão somente não nos deixarmos prostrar pelo desânimo de enfrentá-lo. Passada uma crise, pessoal, por exemplo, você sempre sairá fortalecido. Sempre terá aprendido algo que de outra forma talvez não aprendesse. Numa fase ruim somos obrigados a desenvolver qualidades que talvez não possuísse antes. Paciência, tolerância, humildade, perseverança podem encabeçar a lista. E pensando bem isso é positivo para qualquer ser humano.

Enfim, acho que nada melhor que endossar o grande e sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em seu poema ‘Definitivo’:

...“a dor é inevitável... o sofrimento é opcional.”

(Sandra Costa Melo)

Sandra Lima Costa Melo
Enviado por Sandra Lima Costa Melo em 25/07/2009
Reeditado em 09/04/2010
Código do texto: T1718397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.