Fume, Não Fume: Eis a Questão

Vou-me embora prá Passárgada. Por lá, não creio que o amigo Real de Bandeira empunhe a bandeira do antitabagismo militante.

A coisa aqui tá preta como as manchas de alcatrão nos pulmões dos incautos. Acender um cigarro - seja o lugar público ou privado - virou uma quase contravenção, e o meliante infrator é visto como se fosse aquele ônibus velho lançando fumaça preta numa atmosfera que, afinal, é um patrimônio de todos, para ser, impunemente, empesteada por gases tóxicos e que agravam o efeito estufa.

Aqui, em Macaé, já existe o grupo dos Vigilantes do Ar que denuncia os fumantes de serem os responsáveis pelas ondas de calor em pleno inverno, e pelas chuvas que inundam a cidade, transformando-a numa espécie de Veneza tropical.

Os escravos dos efeitos psicossomáticos da nicotina têm poucas opções para exercerem seu direito ao vício. Em breve, todos os locais fechados, ou quase, terão detectores de fumaça, sensíveis apenas ao lixo tóxico emanado por chaminés sentadas às mesas. Imagino que ao reconhecerem a presença do oncogênico produto, oriundo da combustão de um tabaco que contém mais de 4700 substâncias tóxicas, acionassem um mecanismo que dspararia um jato de urina sobre o alvo infrator. Não seria uma beleza? Com isso, as leis antitabagistas e as ameaças de pesadas multas seriam coisas do passado. Talvez eu sugerisse também que as residências tivessem uma sala de higienização anexa à entrada principal. Assim, todos os seus moradores que viessem da rua teriam que passar por ela. A porta de acesso ao Lar doce Lar se abriria automaticamente, se e somente se nenhum resquício de cheiro de cigarro fosse acusado. Nos cômodos, apenas um leve aroma de jasmim ou alfazema e comida fresca. Espécie de um admirável mundo novo, não me restaria senão o exílio como se eu fose um perigoso homem-bomba.

Por isso vou-me embora prá Passárgada. E se lá eu for recebido com um vermelhíssimo Hollywood, escreverei meu manifesto:

- Fumantes de todo o mundo, Uní-vos!

Aldo Guerra
Enviado por Aldo Guerra em 07/08/2009
Código do texto: T1741281