Um bom dia não respondido!

Hoje cedinho, como de hábito fui à padaria, ao entrar no elevador, lá estavam três jovens rapazes, cumprimentei com um bom dia como manda a boa educação, e nenhum deles me respondeu!

Pobres jovens! Ainda não conhecem a importância da socialização. Será que seus pais não os ensinaram, que pra viver em comunidade é preciso interagir com todos?

Isso me leva a pensar, e deixa-me pásmem, estudantes que pretendem com certeza mais tarde disputar uma vaga no mercado de trabalho, e com zero grau de educação.

Viver em comunidade requer ter como hábito :

Um bom dia ao nosso vizinho, ao entrar no elevador ou em qualquer lugar que se chegue , um sorriso largo, um aperto de mão e aquele abraço amigo, obrigado (a), por favor, são princípios básicos que fazem parte da boa educação. O ser humano, quando se isola tende a empobrecer literalmente, é preciso entender que ninguém é totalmente suficiente o bastante, para concluir nada sozinho, e pra isso vem o aprendizado.

As relações Interpessoais, convivência em casa, na escola, no trabalho, com o vizinho, na igreja, na condução, no trânsito, enfim! Em todos os segmentos da sociedade, tudo isso depende de aprendizado, é preciso aprender a conviver e tolerar, tolerar este, que no meu entender não será dizer amém à tudo, aí entra a coerência, no viver a dois, por exemplo, alguém tem que ceder para garantir uma estabilidade emocional, são duas cabeças, dois mundos que jamais podem ser iguais, portanto, haverá sempre discórdias, usando da coerência, o calar é o caminho para a harmonia. Da mesma forma, nos demais segmentos da sociedade, não é necessário ser um poço de sabedoria para ser gentil!

Diná Fernandes