Crônicas da Amendoeira ( Prêt-À-Porter e Saramago )

Prêt-À-Porter estava extático quando cheguei à Amendoeira. Seu êxtase parecia o de um beato diante de um milagre divino.

- Ave, Prêt!- Disse-lhe eu no gesto romano de cumprimento.

- Professor, você é um abençoado dos deuses!

Esse jeito exagerado do amigo - até nas questões de fé ele não gosta da idéia de um único deus -, não me pegou de surpresa.

- Por que? - Quis saber.

- Se eu fosse você, professor, não operaria a outra vista. Deixaria a catarata até ficar cego. Juro!

Dei uma disfarçada e olhei prá garrafa de Sagatyba a fim de avaliar quantas doses o Marcinho já servira ao nobre aposentado Guardador de Águas da Cedae. Ela já estava bastante malhada. Então, brinquei:

- Não estou entendendo nada, garboso infante!

Então a revelação.Prêt-À-Porter acabara de ler "Ensaios sobre a cegueira" do Saramago. Uma leve fisgada de inveja espetou-me, pois tendo herdado a biblioteca do meu mestre e irmão Luíz, tenho lá o exemplar do bom portuga embelezando minha estante. Aliás, Saramago já era meu projeto alinhavado para as próximas férias porque, por enquanto, ainda ando às voltas com Dostoiévski, em meio a aulas de biologia e um frenético vestibular por conta das invenções do MEC. Por isso não posso opinar, mas apenas supor que a privação das luzes era uma benção para o dileto amigo.

- Professor, só os cegos são sábios! Só os cegos conseguem ver por trás do manto da Sacerdotisa do Tarot de Marselha!

Tornei a desconfiar da Sagatyba. Essa mistura não estava legal. Mas ele continuava:

- Eu deixaria a catarata, professor! Eu usaria um tapa-olho na vista normal só para alcançar o NIrvana ao qual um Borges foi elevado!

Tentei fazê-lo ver que, nessas circunstâncias, ele não poderia saborear as delícias dos " Caminhos que se bifurcam", acabando, talvez, num labirinto sem volta construído pelo genial argentino. Mas Prêt-À-Porter estava obssessivo com um Nélson Rodrigues diante de um cego.

- Professor, só os cegos sabem a verdade!

Lembrei de Sófocles, que pelas mãos de Tirésias levou Édipo a cegar-se, quando, talvez, tivesse sido melhor ter inspirado a Narciso. Se assim fosse, ele não teria sido iludido pelo lago traíra.

Olhei para o bardo e lhe sorrir com afeição. Decididamente esse Prêt-À-Porter é de morte.

Aldo Guerra
Enviado por Aldo Guerra em 24/08/2009
Código do texto: T1771417