DIALÉTICA

A CASA DO SOL não mais aparece por entre as montanhas.

A casa do sol é feita de. Sol. Só. O corpo anestesiado estendido no sofá da sala, já não sente dor. Nem alegria. Nem prazer, talvez. Cada uma das sensações tem entre si uma relação dialética, possível, palpável. O coração não mais dispara fácil, tátil. O coração não cabe na cabeça e vice-versa como num poema de Haroldo de Campos. Os olhos ainda se acostumam com a falta de luz. Ou a proximidade de algo. Quanto mais próximo do olhar, tanto mais difícil de se ver. Se ouvir. Se perceber.

A verdade nem sempre vem à tona: prenda o ar, nós vamos subir.

Subindo o tom, uma oitava acima, o suave furor do silêncio se faz notar. Suba o tom quando lhe dirigirem o silêncio opressor das palavras não ditas, ou proferidas pela metade, o silêncio repressor das costas voltadas, em desdém.

A casa do sol está para o céu como o céu está para o mar numa noite de lua. Um céu em auto-relevo. A casa do sol, oculta pelas sombras e pelo frio do final de tarde já não oculta os versos que tanto anseia. O que um dia foi poesia hoje é respeito. E deferência.

Quantas Hildas, Cecílias, Lígias, Coralinas serão preciso para aplacar nossa inquietude?

Somos passageiros de uma composição férrea que risca o pó e a precisão das montanhas mais verdes, com cumes mais altos, ar mais rarefeito. Estamos sempre à cata da paisagem perfeita, da composição harmoniosa, da pintura equilibrada, do espetáculo apolíneo, da poesia arrebatadora.

Solilóquio: metade de mim contempla a solidão como uma queda necessária, que autocompleta o que falta, a outra metade admira sozinha a possibilidade da felicidade que se avizinha, como se fosse um desvio de rota à distancia segura dos olhos.

Caminharemos pelas noites com passos confortáveis de pelúcia (como a dez centímetros do solo numa fuga alucinada rumo a uma jornada interior). Palavra é o que eu não sei.

A casa do sol parece atravessar os tempos imemoriais, parece nos observar onipotente, onipresente. Parece ser. O que é.

Contemplo a sordidez dos que plantam tempestades com tapas nas costas e palavras de alento. Ouço atento o que os olhos tem pra dizer.

Todo conhecimento traz dor e toda dor vem do medo de sentir dor.

Quando a dor for inevitável, experimente a dialética. Ela sempre funciona. E não tem contra-indicação.

[WALLACE PUOSSO, setembro 2004]

DEZ CHAMAMENTOS AO AMIGO - Hilda Hilst

"Se te pareço nocturna e imperfeita

Olha-me de novo. Porque esta noite

Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.

E era como se a água

Desejasse

Escapar de sua casa que é o rio

E deslizando apenas, nem tocar a margem.

Te olhei. E há tanto tempo

Entendo que sou terra. Há tanto tempo

Espero

Que o teu corpo de água mais fraterno

Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta

Olha-me de novo. Com menos altivez.

E mais atento. "

[Dez Chamamentos ao Amigo - Hilda Hilst -(Poesia: 1959-1979 )]

Wallace Puosso
Enviado por Wallace Puosso em 26/06/2006
Reeditado em 13/04/2009
Código do texto: T182810
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.