Um tesouro submerso no tempo... (BVIWtecendoletras)

Depois de décadas de uso, o tempo marcava seu corpo com camadas de ferrugem, assim como as manchas de senilidade marcam as pessoas... O marrom de vários tons contrastava com a cor prateada de sua “cabeça” plana, conferindo-lhe um ar de respeito, certa beleza.

Como se fosse um tesouro submerso no tempo, sentia-se parte da parede, imóvel, porém atento! Um trabalhador que orgulha-se de sua função, a qual compartilhava com outros colegas; a de sustentar as diversas chaves do Palacete.

Da antiga parede da cozinha, onde havia sido colocado, observava as transformações que o passar dos anos impunham a seus moradores; escutava as ordens da Senhora, as poucas palavras das empregadas, o choro dos recém-nascidos, espiava os beijos curiosos e furtivos dos jovens namorados. Não entendia, muitas vezes, por que havia tristeza e saudade no olhar das pessoas, vestidas com roupas pretas...

As recordações tomavam conta de sua mente, no entanto eram apenas lembranças de acontecimentos que aos poucos foram substituídos por outros; da Senhora, imaginava, restava um belo e imponente quadro pendurado acima da lareira, o número de empregadas e crianças diminuiu. Podia ouvir os sons da reforma que se aproximava...

Não ficou surpreso quando escutou alguém falar:

_ Tire o prego da parede!

O mesmo martelo que um dia o colocou naquele local, obedecendo à ordem o retira da parede...